Um homem de 25 anos, suspeito de ter assassinado um agente municipal em França, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) em Póvoa de Lanhoso, esta quinta-feira. A detenção do indivíduo, que estava em fuga desde setembro, ocorreu no âmbito de um Mandado de Detenção Europeu emitido pelas autoridades francesas.
De acordo com o comunicado divulgado pela PJ, o suspeito, de nacionalidade estrangeira, terá abatido a tiro um agente dos serviços municipais de Grenoble, de 49 anos. O homicídio ocorreu após um acidente de viação, no qual a viatura conduzida pelo suspeito esteve envolvida. A altercação culminou com o disparo fatal que atingiu a vítima no peito.
Após o crime, o jovem fugiu para o norte de Portugal, onde procurou refúgio em Póvoa de Lanhoso. Fontes policiais revelaram que o detido já era conhecido das autoridades devido a antecedentes criminais relacionados com atos violentos.
O suspeito será agora presente a um juiz para formalização do processo de extradição para França, onde enfrentará julgamento pelo crime. A PJ destacou a importância da cooperação internacional para a captura e entrega do indivíduo às autoridades francesas.