A Agência de Notação Financeira DBRS anunciou, ontem, a subida do “rating” da Região Autónoma dos Açores para “BBB”, refletindo a recente revisão positiva da classificação de Portugal e o esforço contínuo do Governo Regional em consolidar as finanças públicas
De acordo com o comunicado emitido pela DBRS, a melhoria da classificação afeta os “ratings” de longo prazo, que passaram a ser avaliados em “BBB”, e de curto prazo, agora classificados como R-2 (médio). As tendências dos “ratings” também foram revistas, passando de positivas para estáveis. Esta decisão surge após a atualização do “rating” de Portugal, realizada a 17 de janeiro, que teve um impacto positivo na avaliação da região autónoma.
A DBRS sublinha que o reforço do “rating” está associado ao desempenho económico da região, com destaque para o setor do turismo, que tem contribuído significativamente para o crescimento económico e a melhoria no mercado de trabalho. No entanto, a agência observa que o desempenho orçamental continua a ser um desafio, apontando que o orçamento para 2025 está mais focado no investimento do que na consolidação fiscal.
Além disso, a agência de notação financeira menciona a privatização da Azores Airlines, uma subsidiária da companhia aérea açoriana SATA. A DBRS considera que a alienação da empresa poderá ocorrer antes do final de 2025, a menos que o prazo seja alargado. A agência destaca, ainda, que o plano de reestruturação da SATA tem ajudado a mitigar os riscos financeiros a curto e médio prazo associados à companhia aérea, embora continue a monitorizar de perto a implementação do plano e qualquer impacto financeiro negativo futuro.
A decisão da DBRS é vista como um sinal positivo para a economia dos Açores, embora a agência reforce que desafios fiscais persistem e a implementação de políticas de consolidação orçamental seja essencial para garantir a estabilidade a longo prazo.