Quinta-feira,Janeiro 9, 2025
10 C
Castelo Branco

- Publicidade -

GO WIDE mobiliza o ecossistema de inovação dos setores agrícola, alimentar e florestal. Um passo decisivo para potenciar a aplicabilidade de soluções de I&D no terreno

Em novembro de 2024, o Centro Nacional de Exposições (CNEMA), em Santarém, recebeu o GO WIDE. O evento mobilizou mais de 160 atores do ecossistema de inovação dos setores agrícola, alimentar e florestal. Centrado nos projetos de inovação financiados pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) em execução, o GO WIDE destacou as soluções que estão a ser desenvolvidas e implementadas, procurando explorar a sua aplicabilidade prática no terreno enquanto ferramentas de criação de valor.

O setor agrícola, alimentar e florestal conta atualmente com mais de sessenta projetos de inovação em execução, financiados pelo PRR Com um investimento superior a quinhentos milhões de euros, estes projetos, que agregam diversas entidades em consórcios multidisciplinares, estão a desenvolver ou a implementar em larga-escala soluções inovadoras que respondem a necessidades concretas do setor e do país.

Para garantir o sucesso destes projetos de inovação, é necessário que as soluções produzidas sejam aplicadas de forma eficaz no terreno, tanto em contextos específicos como de forma mais abrangente. É desta forma que surge o GO WIDE, um evento organizado pela AGROGLOBAL WIDE – parceria AGROGLOBAL e CONSULAI – que procurou mobilizar os atores destes projetos para potenciar a aplicabilidade das soluções que estão a desenvolver ou implementar.

O GO WIDE organizou-se em torno de três pilares: conhecimento, visibilidade e interação.

· No âmbito do pilar do conhecimento, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a sessões plenárias enriquecidas por intervenções de figuras institucionais de relevo, que destacaram a importância da inovação nos setores abrangidos.

A sessão de abertura contou com as participações de Álvaro Mendonça e Moura (Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal) e Nuno Russo (Vereador da Câmara Municipal de Santarém), enquanto a sessão de encerramento foi marcada pelas intervenções de Licínio Pina (Presidente do Crédito Agrícola) e José Manuel Fernandes (Ministro da Agricultura e Pescas). Procurou-se ainda enquadrar os participantes sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), enquanto instrumento estratégico que estabelece as tipologias de investimento subjacentes às soluções apresentadas. Contou-se, para o efeito, com as intervenções de Ricardo Banha (Estrutura de Missão Recuperar Portugal), entidade responsável pela gestão do PRR, António Costa Silva (Ministro da Economia e do Mar 2022-2024), responsável pela definição da visão estratégica deste mecanismo, e Nuno Gonçalves (IAPMEI), entidade à qual foi atribuída a gestão operacional de uma tipologia de projeto de inovação financiada pelo PRR.

Foram ainda dinamizadas duas mesas-redondas. A primeira debateu os desafios e as oportunidades associados à aplicação prática de soluções inovadoras no terreno, considerando as perspetivas de associações, empresas e entidades do sistema científico e tecnológico nacional – tipologia de organizações que integra os consórcios responsáveis pela execução destes projetos de inovação. Esta sessão foi moderada por Luís Mira da Silva (CONSULAI) e contou com as intervenções de Amândio Santos (Portugal Foods), Astride Sousa Monteiro (ANPOC), Gonçalo Rodrigues (Instituto Superior de Agronomia) e Jorge Soares (Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça). A segunda mesa-redonda abordou a inovação como um mecanismo para a criação de valor e competitividade. Sob a moderação de Joana Petiz (Diretora Editorial do SAPO), contou com as intervenções de Carlos Zorrinho (Professor Catedrático e Deputado ao Parlamento Europeu entre 2014 e 2024) e Miguel Morgado (Comentador Político).

· No âmbito do pilar da visibilidade, os projetos de inovação presentes tiveram a oportunidade de dar a conhecer as soluções que estão a desenvolver e implementar aos participantes. Em plenário, foram apresentadas soluções que estão a ser desenvolvidas, relacionadas com as seguintes áreas estratégicas:

· Organização da Produção: +Valorcer e Demo.Net

· Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas: AdaptforGrazing, GEEBovMit, MO PLUS e NitroOrganicToSoils

· Saúde Animal: HubRAM e USAM SuLei

· Agricultura Circular: Living Lab, BioComp_3.0, SAP4CircularAgriculture e SUMO

· Transição Agroenergética: FruitPV, REFEED e Tools4AgriEnergy

· Agricultura 4.0: PhenoBot

· Promoção dos Produtos Portugueses: SPIN e SustainGrowth

· Sustentabilidade dos Territórios: RedeSusTERRA

Foram ainda apresentados dois conjuntos de soluções que estão a ser implementadas em larga-escala, nos seguintes eixos estratégicos:

· Tecnologias de Produção e Indústrias de Produto: Agenda Mobilizadora TEC4GREEN

· Economia do Mar: Agenda Mobilizadora Pacto da Bioeconomia Azul

Adicionalmente foram dadas a conhecer soluções inovadoras que estão a ser desenvolvidas a nível internacional, contando com a presença de projetos de inovação enquadrados no Programa Horizonte Europa: AdvisoryNetPest, ClimateFarmDemo, ClieNFarms, ClimateSmartAdvisors, EU-FarmBook e i2connect.

Todos os projetos de inovação presentes tiveram acesso a um espaço de exposição, onde apresentaram as soluções que estão a desenvolver e implementar, facilitando a troca de contactos e o estabelecimento de parcerias estratégicas.

· No âmbito do pilar da interação, o evento adotou uma dinâmica bilateral, promovendo uma comunicação ativa entre participantes e intervenientes. Os moderadores das mesas-redondas acompanharam, em tempo real, as perguntas dirigidas aos oradores, assegurando uma troca de ideias contínua. Além disso, os projetos de inovação apresentados em plenário receberam feedback imediato por parte dos participantes. Foram também criados momentos de networking, distribuídos por diversos espaços de exposição, que facilitaram o encontro de sinergias, o estabelecimento de parcerias estratégicas e o agendamento de futuras conversas e reuniões.

Na reta final, foi atribuída ao GO WIDE a Certificação de Evento Sustentável, pela Bureau Veritas, confirmando que o evento seguiu políticas e normas para a gestão eficaz dos seus resíduos, recursos e produtos utilizados. Foi ainda projetado e organizado tendo em conta os pilares social, ambiental e económico, com o objetivo de minimizar os impactos negativos no meio ambiente e de deixar um impacto positivo para a comunidade e todos os participantes envolvidos.

O evento culminou com a Cerimónia e Jantar da 11ª Edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola. Esta iniciativa teve como propósito reconhecer e apoiar projetos portugueses de excelência que se distinguem pela inovação e pelo impacto positivo – económico, social e ambiental – nos setores agrícola, alimentar e florestal. Desde a sua criação, este prémio

tem-se consolidado como uma referência nacional, estimulando o espírito de empreendedorismo e inovação, e impulsionando a competitividade e a sustentabilidade do setor em Portugal.

O balanço da 1ª Edição do GO WIDE é bastante positivo e reafirma o compromisso dos setores agrícola, alimentar e florestal com a inovação, criação de valor, competitividade e sustentabilidade. Saiba mais sobre o evento em: www.agroglobalwide.com

O GO WIDE foi patrocinado pelo Crédito Agrícola, Vida Rural, Galp, Syngenta, Câmara Municipal de Santarém, Cidade do Vinho 2024 e Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça.

Sobre AGROGLOBAL WIDE:

A AGROGLOBAL formalizou uma parceria estratégica com a CONSULAI – AGROGLOBAL WIDE. A AGROGLOBAL é a entidade organizadora da maior feira setorial a nível nacional. Na Feira AGROGLOBAL, diversos agentes do setor têm a oportunidade de partilhar conhecimento, explorar novas tecnologias e discutir tendências emergentes. A CONSULAI é a empresa de referência em consultoria setorial a nível nacional. Para além de oferecer serviços relacionados com investimento, estratégia e comunicação, a CONSULAI tem-se afirmado na área da inovação, particularmente no seu papel na transferência de conhecimento e na sua consolidada e diversificada rede de parceiros nacionais e internacionais. A parceria AGROGLOBAL WIDE irá desenvolver uma série de atividades capitalizando a experiência de ambas as entidades. A organização conjunta do GO WIDE marca oficialmente o início da parceria.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor