Domingo,Dezembro 29, 2024
5.7 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Governo demite três administrações de USL em menos de 24 horas

Em menos de 24 horas, o Ministério da Saúde anunciou que três Unidades Locais de Saúde da Leziria, Alto Alentejo e Leiria vão ter nova gestão no início do ano. A exoneração dos atuais dirigentes foi comunicada esta sexta-feira e sábado sem que tenham sido apresentadas razões para as demissões. Para a direcção executiva do SNS, estão a “proceder-se a mudanças em alguns conselhos de administração de ULS de acordo com novas estratégias e abordagens de gestão”. Ou seja, vão continuar as demissões…

O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) Lezíria foi demitido pelo Ministério da Saúde, informou na noite de sexta-feira a própria estrutura dirigente numa mensagem de despedida. Na mesma noite, o Governo noticiou ainda a demissão da demissão da administração da ULS do Alto Alentejo. E, passadas algumas horas, o Ministério da Saúde demitiu também o Conselho de Administração da ULS de Leiria, presidido por Licínio de Carvalho.

“Por decisão do Ministério da Saúde, a nossa jornada como Conselho de Administração” da ULS da Lezíria “chega agora ao fim”, dizem os elementos do conselho de administração, Tatiana Silvestre, Ana Rita Paulos, João Soares Ferreira, João Formiga e Sérgio Domingos.

Os cinco recordam o trabalho que desenvolveram desde fevereiro deste ano, construindo a ULS Lezíria, uma entidade que uniu o Hospital Distrital de Santarém e o ACES (Agrupamento de Centros de Saúde) Lezíria, “consolidando um modelo de proximidade e integração ao serviço” das comunidades.

A equipa chefiada por Tatiana Silvestre acrescenta que o projeto só foi possível com “a dedicação incansável de todos” e ao “espírito de equipa” do Conselho de Administração, bem como à “competência e entrega de todos os profissionais de saúde da ULS Lezíria”.

“Agradecemos profundamente a todos os profissionais que, diariamente, dão o seu melhor para que esta unidade seja uma referência”, dizem na mensagem.

E acrescentam: “Saímos com a certeza de que a ULS Lezíria continuará a prosperar, alicerçada nos valores que partilhamos e na missão de cuidar de quem mais precisa.”

A ULS Lezíria abrange os concelhos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.

A administração da ULS do Alto Alentejo foi igualmente demitida, avançou a SIC Notícias. Joaquim Araújo deverá ser substituído por Miguel Lopes, atual secretário-geral da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares. A diretora clínica desta ULS deverá ser a única a continuar em funções.

Este sábado, em declarações à agência Lusa, a presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, indicou que a demissão do conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo “já se efetivou” e que terá efeitos práticos no início de 2025.

“Já se efetivou vai ter mesmo efeitos práticos nos primeiros dias do ano. Já foi dado nota ao anterior conselho de administração que vai ser afastado e já foi nomeado um novo conselho de administração”, afirmou.

Em declarações à agência Lusa, a autarca disse ter sido informada, na sexta-feira, de que o actual conselho de administração da ULS do Alto Alentejo “iria ser afastado” e que seria “nomeado um novo conselho de administração, presidido por Miguel Lopes, actual secretário-geral da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares”.

“O novo presidente é uma pessoa que conhece o nosso Hospital, porque já cá trabalhou, e desejo a maior sorte ao novo conselho de administração que tem muito trabalho pela frente, porque há situações por resolver”, frisou. Trata-se de “uma pessoa com muita experiência e muito currículo, que tem a sua equipa constituída”, acrescentou.

A partir de janeiro, a ULS da Lezíria vai ser liderada por Pedro Marques, do PSD. Teresa Rodrigues assume as funções de diretora clínica dos cuidados hospitalares.

Leiria foi o terceiro

Já neste sábado, foi também confirmada a demissão do conselho de administração da ULS da região de Leiria, presidido por Licínio de Carvalho. Os nomes da nova administração ainda não foram divulgados, mas esta deverá iniciar funções já na próxima semana.

Em funções desde Fevereiro, os dirigentes da ULS que abrange o hospital distrital de Santarém e centros de saúde da região, foram agora informados pela ministra da Saúde e pelo Diretor Executivo do SNS que vão cessar funções no final do ano.

O afastamento do conselho de administração da ULS de Leiria é o terceiro confirmado em menos de 24 horas. Sem esclarecer o motivo específico para a demissão, o conselho de administração deixa explícito numa mensagem de despedida na página da Unidade Local de Saúde da Lezíria que “por decisão do Ministério da Saúde, a jornada chega agora ao fim”.

O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria, presidido por Licínio de Carvalho, foi demitido pelo Ministério da Saúde, disse este sábado à Lusa fonte da tutela.

O novo Conselho de Administração, cujos nomes não foram divulgados, está em condições de iniciar funções já na próxima semana.

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde fez saber que “procedeu a mudanças em alguns conselhos de administração de ULS de acordo com novas estratégias e abordagens de gestão”.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Ano novo, preços novos