Os próximos dias serão de chuva forte, vento e agitação marítima em todo o continente. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou este sábado para 12 o número de distritos de Portugal continental que vão estar nos próximos dias sob aviso laranja devido à tempestade Hermínia.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu neste sábado vários avisos devido à chegada ao território nacional da depressão Herminia, que vai trazer agitação marítima, aumento da precipitação e vento a partir de domingo.
Em comunicado de imprensa, o IPMA indicou que a depressão Herminia vai afetar o Norte de Portugal na madrugada de domingo e estender-se ao resto do território na segunda-feira.
Devido a esta situação meteorológica, o IPMA referiu que foram emitidos avisos de nível amarelo para vento e neve, avisos de nível laranja para a precipitação e avisos de nível vermelho para a agitação marítima.
“Depois do sistema frontal associado à depressão Eowyn ter atravessado o território de Portugal, um novo sistema frontal associado à depressão Herminia deverá afetar a região Norte a partir da madrugada de domingo, dia 26”, lê-se num comunicado enviado à comunicação social.
No mesmo comunicado, o IPMA acrescentou: “A partir da madrugada de domingo, ocorrerá precipitação no Minho e Douro Litoral, que se estenderá gradualmente às restantes regiões, e que será persistente e por vezes forte a partir da manhã, prevendo-se que nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, as maiores intensidades se verifiquem na madrugada de domingo para segunda-feira e na manhã de segunda-feira”.
O vento vai soprar “forte de sul/sudoeste, com rajadas até 70/90 quilómetros por hora no litoral, e até 100/110 nas terras altas do Norte e Centro”.
Há também condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e a agitação marítima na costa ocidental vai ser mais forte entre a manhã de domingo e o final de terça-feira, com ondas do quadrante oeste com quatro a cinco metros de altura, que poderão atingir os 11 metros de altura máxima.
A norte do Cabo Mondego, entre o início da tarde de segunda-feira e o início da manhã de terça, as ondas podem vir a atingir os sete a oito metros de altura.
Aviso laranja para 12 distritos
O IPMA elevou este sábado para 12 o número de distritos de Portugal continental que vão estar nos próximos dias sob aviso laranja devido à tempestade Hermínia.
Os distritos de Viana do Castelo, Porto, Aveiro e Braga vão estar sob aviso laranja entre as 18:00 de domingo e as 06:00 de terça-feira, devido à agitação marítima, segundo um comunicado do IPMA.
A agitação marítima nesta região, alerta o IPMA, apresenta ondas de quadrante oeste com 5 a 6 metros de altura significativa, podendo a altura máxima atingir 11 metros.
Braga e Viana do Castelo também estão sob aviso laranja por causa da chuva forte entre as 18:00 de domingo e as 00:00 de segunda-feira, além de Vila Real.
O IPMA prevê ainda “precipitação persistente, por vezes forte”, em Viseu, entre as 00:00 e 03:00 de segunda-feira, e em Coimbra entre as 00:00 e 06:00 do mesmo dia.
Lisboa, Leiria e Coimbra acionam o aviso laranja entre as 00:00 de segunda-feira e as 06:00 de terça-feira, devido à agitação marítima, sendo que Faro e Beja emitem apenas a partir das 06:00 de segunda-feira até às 06:00 do dia seguinte.
Aveiro e Setúbal também ativam o aviso laranja, com o distrito do Norte do país a acioná-lo a partir das 21:00 de domingo até às 06:00 de terça-feira e o do Sul a partir das 00:00 de domingo e as 06:00 de terça-feira.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado.