Domingo,Julho 14, 2024
13.6 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Médio Tejo lança projeto inovador de mobilidade sustentável

*meioB será apresentado no próximo dia 27 de junho, em Vila Nova da Barquinha

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo apresenta no próximo dia 27, às 18h00, junto ao Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, o meioB, um inovador sistema de mobilidade sustentável que visa transformar a forma como as pessoas se deslocam na região do Médio Tejo.

Trata-se de um sistema intermunicipal de bicicletas elétricas partilhadas, comprometido em promover a mobilidade suave no quotidiano da população e em oferecer uma alternativa ecológica e saudável ao transporte motorizado.

O evento conta com a presença do presidente da CIM Médio Tejo, Manuel Jorge Valamatos, que abrirá a sessão de lançamento, e do 1.º secretário executivo da CIM Médio Tejo, Miguel Pombeiro, a quem caberá a apresentação deste projeto que resulta de uma parceria entre os municípios da região.

Francisco Sarmento, responsável da CME, empresa parceira do meioB, fará uma demonstração prática do funcionamento deste inovador sistema de bikesharing, que estará disponível no Médio Tejo a partir do dia 27 de junho. Antes da inauguração de uma das estações da rede meioB, Luís Filipe, vogal Executivo da Comissão Diretiva do Centro 2030, enquadrará este investimento dentro das preocupações e das missões da política europeia no que diz respeito ao tema da mobilidade sustentável.

meioB: um projeto de mobilidade entre 11 concelhos mais amigo do ambiente

- Publicidade -

Concebido para promover a utilização da bicicleta na mobilidade quotidiana da população, sobretudo nas deslocações por motivo de trabalho, estudo ou para o acesso ao comércio e serviços, o sistema meioB apresenta-se como uma alternativa ao transporte motorizado, focado na sustentabilidade ambiental e na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Com uma rede de mais de 60 estações distribuídas por 11 concelhos, este sistema de bikesharing, de utilização fácil, intuitiva e económico, permite deslocações eficientes e sustentáveis entre Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

Resultante de uma parceria entre a CIM Médio Tejo e os municípios que a integram, o meioB representa um investimento de cerca 1,5 milhões de euros, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa Operacional Regional Centro 2020.

Programa – Apresentação Pública:

· 18h00: Receção aos convidados

· Boas-vindas, presidente da CIM Médio Tejo, Manuel Jorge Valamatos

· Apresentação do meioB, 1.º secretário executivo da CIM Médio Tejo, Miguel Pombeiro

· Funcionamento do sistema meioB, CME, Francisco Sarmento

· Mobilidade sustentável, vogal executivo da Comissão Diretiva do Centro 2030, Luís Filipe

· Inauguração da Estação

· Beberete

meioB a tua opção A! Ver aqui

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor