Luís Montenegro esteve durante algumas horas no hospital de Lisboa, devido a “um episódio de arritmia cardíaca”, “uma questão que me aflige de quando em vez”. Vai descansar no fim de semana, para retomar a agenda na próxima segunda-feira, disse aos jornalistas à saída do Hospital Santa Maria, em Lisboa.
O ministro dos Assuntos Parlamentares garantiu este sábado que o primeiro-ministro tem uma “saúde rija” e que não há motivos para preocupação, salientando que o episódio de arritmia de Luis Montenegro na sexta-feira “foi um pequeno percalço”.
“O senhor primeiro-ministro está a descansar e amanhã (domingo) estará a descansar e segunda-feira vai retomar a sua atividade habitual. Felizmente acho que temos um primeiro-ministro com uma saúde rija e com muita vontade de continuar a servir o país”, afirmou Pedro Duarte, no Porto, à margem de uma visita à obra do futuro centro de formação da Associação de Futebol do Porto.
Segundo Pedro Duarte, que deu conta que tem estado em “contacto permanente” com o primeiro-ministro, o episódio que obrigou Luis Montenegro a recorrer às urgências do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, “foi um pequeno percalço” e “felizmente é passado”.
“Não há razões para isso, para preocupação e alterações de agenda, houve um cancelamento de uma agenda de sexta-feira à tarde e do fim de semana, como acho que todos compreenderão (…) na medida em que o primeiro-ministro vai descansar este fim-de-semana, mas isso são apenas dois dias e não perturba em nada a atividade dele”, garantiu Pedro Duarte.
Sete horas no hospital
O primeiro-ministro deixou o hospital de Santa Maria, em Lisboa, cerca das 20:40, depois de ter dado entrada cerca das 13:00, tendo sido encaminhado para a cardiologia. “Estou bem, podem estar tranquilos e, já agora, quero tranquilizar os portugueses”, afirmou Luís Montenegro à saída do Santa Maria.
O primeiro-ministro disse que, ao ter tido sintomas sexta-feira de manhã, “não havia alternativa” a não ser deslocar-se ao hospital.
“Está tudo tranquilo e vou descansar no fim de semana e retomar a agenda normal na próxima segunda-feira”, afirmou, numa breve declaração aos jornalistas que estavam à porta do hospital.
Questionado se poderia detalhar o que se passou, respondeu: “Quero sobretudo desejar-vos um bom fim de semana. Foram os últimos a estar comigo antes de sair e os primeiros depois de sair”, afirmou, sorridente.
Na rede social X, cerca de 40 minutos depois de ter tido alta hospitalar, o primeiro-ministro agradeceu “a excelência do atendimento médico e a competência dos profissionais do Serviço Nacional de Saúde”.
“É com tranquilidade que estou a caminho de casa para descansar no fim de semana, depois de uma passagem pelo Hospital de Santa Maria, onde tratei um episódio de arritmia cardíaca. Mais uma vez testemunhei a excelência do atendimento médico e a competência dos profissionais do Serviço Nacional de Saúde. Muito obrigado a todos e aproveito para agradecer também as muitas mensagens de carinho que recebi”, escreveu.
À Lusa, o presidente do Conselho de Administração da ULS de Santa Maria, Carlos das Neves Martins, esclareceu que Luis Montenegro, “em função da sintomatologia, foi dirigido à cardiologia”.
Ao final do dia, cerca de 40 minutos depois de ter alta hospitalar, o primeiro-ministro agradeceu “a excelência do atendimento médico e a competência dos profissionais do Serviço Nacional de Saúde”.
“É com tranquilidade que estou a caminho de casa para descansar no fim de semana, depois de uma passagem pelo Hospital de Santa Maria, onde tratei um episódio de arritmia cardíaca. Mais uma vez testemunhei a excelência do atendimento médico e a competência dos profissionais do Serviço Nacional de Saúde. Muito obrigado a todos e aproveito para agradecer também as muitas mensagens de carinho que recebi”, escreveu na rede social X.