Segunda-feira,Março 31, 2025
11.3 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Na Semana Europeia da Mobilidade, Metro e Carris mais amigos do ambiente

A Semana Europeia da Mobilidade (SEM) está de volta a Lisboa, a partir desta segunda-feira – e até dia 22 -, este ano sob a temática Combina e Move-te! Espaço Público Partilhado. Para assinalar este efeméride, o Metropolitano de Lisboa apresentou a primeira das 14 unidades triplas (42 carruagens) adquiridas no âmbito do Plano de Expansão e Modernização recebeu e a Carris de Lisboa inaugurou 30 novos autocarros de dimensão standard e 14 miniautocarros eléctricos que vão passar a ser operados, até final do ano, reforçando a utilização de veículos “zero emissões” em oito carreiras.

A Semana Europeia da Mobilidade (SEM) , promovida pela Comissão Europeia, que já vai na sua 23ª edição, pretende promover a mobilidade sustentável e incentivar as deslocações na cidade em modos suaves visando reduzir o uso do carro e usufruir, cada vez mais, do espaço público de forma saudável.

Durante a SEM, será possível participar em atividades de rua nas freguesias alfacinhas, como experimentar diferentes modos de deslocação para uma mobilidade mais sustentável. Por exemplo, a CP – Comboios de Portugal convida-o a uma visita no “Dia Aberto nas Oficinas CP”, com as portas abertas das oficinas para dar a conhecer a sua atividade diária, alguns procedimentos de segurança e manutenção dos comboios. As visitas vão decorrer entre os dias 16 e 20 de setembro, nas oficinas de Guifões (Matosinhos), Contumil (Porto), Campolide (Lisboa) e Barreiro. Datas de visita às oficinas: Oficina de Guifões: 16 de setembro; Oficina de Campolide: 17 de setembro; Oficina do Barreiro: 18 de setembro; UMAV em Contumil: 20 de setembro.

No dia Europeu Sem Carros (22 de setembro), a CP – Comboios de Portugal – tem uma tarifa promocional de 3 euros (ida e volta), válida no dia do evento, para qualquer origem e destino na rede dos urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra.

Para assinalar a SEM, o Metropolitano de Lisboa recebeu esta sexta-feira as primeiras três carruagens no âmbito da expansão do metro de Lisboa. Estão previstas chegar mais 39. Segundo avançou a empresa em comunicado, a aquisição destas novas carruagens, no âmbito do Plano de Expansão e Modernização do Metro de Lisboa, representa um investimento de 72,7 milhões de euros e “constitui um avanço significativo no âmbito da inovação e modernização do Metropolitano de Lisboa, com o consequente aumento da qualidade do serviço e da oferta”.

Cada carruagem de uma unidade tripla pesa 30 toneladas, tem 16 metros de comprimento, 2,80 metros de largura e 3,50 metros de altura. De entre as características das novas carruagens destacam-se as janelas amplas, painéis de portas e áreas de circulação com mais espaço livre que possibilitarão que as entradas e saídas se efetuem de forma expedita.

Segundo a informação disponibilizada pela transportadora, cada unidade tripla dispõe de 90 lugares sentados, sendo 30 assentos prioritários, identificados com uma cor diferente e com espaço para fixar duas cadeiras de rodas.

As carruagens que chegaram em camiões TIR, vindas de Valência, Espanha, foram descarregadas durante a manhã no Parque de Material e Oficinas da empresa, na Pontinha (concelho de Odivelas).

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, que tutela os transportes urbanos, esteve presente no momento em que chegaram as novas carruagens.

Miguel Pinto Luz diz que os novos equipamentos são “mais modernos” e “têm a possibilidade de serem conduzidos de forma automática”.

Carris reforça carreiras “zero emissões”

A Carris também se associou á Semana da Mobilidade e anunciou que a frota de autocarros elétricos vai quadriplicar. Até ao final do ano, “30 novos autocarros ‘standard’ e 14 miniautocarros” reforçam a utilização de veículos “zero emissões”.

Numa nota, a Companhia Carris de Ferro de Lisboa (Carris) informou que “quadruplica a frota de autocarros eléctricos, com a entrada em operação de 30 novos autocarros standard e 14 miniautocarros”.

A empresa explicou que se trata “de um investimento global de 16 milhões de euros” – 12 milhões para aquisição de 30 autocarros ‘standard’ e 4 milhões para os 14 miniautocarros -, com financiamento assegurado através de apoios comunitários, em concreto, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)/Fundo Ambiental e do programa POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos).

“Vem dar um impulso muito significativo à nossa aposta numa frota zero emissões, já que com estes novos 44 veículos, quadruplicamos a frota de autocarros elétricos”, afirmou Pedro de Brito Bogas, presidente do conselho de administração da Carris, citado na nota, sublinhando a importância desta nova oferta.

“É um caminho que estamos a fazer, já há algum tempo, e no qual continuaremos empenhados, em nome de uma mobilidade sustentável para a cidade de Lisboa, com claros benefícios ambientais e para as milhares de pessoas que, diariamente, viajam na Carris”, acrescentou.

Os novos autocarros foram apresentados esta segunda-feira, na Praça do Comércio, com a presença do presidente do conselho de administração da Carris, num momento simbólico de entrega dos autocarros à cidade de Lisboa.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.