País de enorme visão, o Portugal já tem Internet e usa e abusa da coisa para pesquisar os temas fundadores da alma lusitana e da humanidade. Imbuído do seu dever de assegurar o V Império – o último e aquele que reinará para todo o sempre, com liderança lusitana, o mundo, eis as pesquisas mais (mal) feitas em 2024 por nós, o exército salvador da humanidade
- «Euro 2024»
Podem os leitores pensar que estamos a pregar-lhe partidas. Não. Dizem as melhores estatísticas que o termo mais pesquisado foi mesmo “Euro 2024”. E compreende-se. Se há coisa que tende a desaparecer são os Euros. Uma nota de 20 voa como nunca se viu. A gente levanta aquilo sem papel, enfia na carteira e, à noite, chegados a casa, tiramos do bolso umas duas moedas doiradas e muitas pretas. Por isso é natural que quiséssemos “Euro” em “2024”.
- «Digi»
Aqui os portugueses estão muito preguiçosos. O verdadeiro interesse é no mundo DIGItal, com a recém-chegada Inteligência Artificial ou a explosão das descobertas dos novos computadores quânticos levaram o povo a aprofundar o seu conhecimento na ciência da física e da informática. Para o ano talvez escrevam a palavra toda.
- «Jogos Olímpicos»
O caos na saúde e a importância da ginástica e da corrida às urgências levou a que o bom povo pesquisasse sobre as modalidades mais respeitadas no encontro de desporto. As modalidades mais queridas começam com “INEM Barreiras 200 minutos”, depois o “Salto em SNS24” e o “Lançamento do doente”. No fim do ano subiu a curiosidade sobre o “Telefone de Grávida com Arco” e “Triatlo para Urgentes das Urgências — 140 Kms”.
- «Eleições Nacionais em Portugal»
Rendidos finalmente à democracia directa, os portugueses desataram a procurar por “Eleições Nacionais”. Ora, como no regime político não há nada com esse nome, as pesquisas responderam com aquilo que qualquer cidadão procura. E assim os mais de dez milhões de habitantes desataram a votar na Eleição Nacional do Melhor Presunto, na Eleição Nacional da Miss Cartaxo. E ainda: na Eleição Nacional do Doce Conventual, do Vinho de Pipa e, finalmente, em ligar para a Maya à meia-noite a ver se sacavam ali uns patacos. Bem visto.
- «Debates Legislativos»
Aqui os motores de pesquisa baralharam-se todos. Mas o bom macho português recusou-se a escrever correctamente. Os debates legislativos são os que se fazem no Parlamento para aprovar, ou não, as leis. O macho alfa queria era saber as datas das peixeiradas nas televisões. Especialmente se metesse o mr. aVentura. Mas nunca escrever no feminino. Isso é que não! “LegislativAS?”, coisas de mulheres. Nã. Pega lá 50 deputados e queixa no Gógle.
- «Eleições nos EUA»
Confusos com os resultados em Portugal, desatámos a correr, à espera de salvação do outro lado do grande lago. A saber: o Montenegro ia para Governador do Nevada, o Pedro Nuno Santos do Arizona, o aVentura para o Novo México… a expectativa era geral, já que Cavaco Silva se demitiu da corrida devido à idade e ficou Ana Moura a substituir o homem de Bollykeim. No fim, ganhou o trunfo, uma manilha de copas bem jogada ao anoitec