Segunda-feira,Março 31, 2025
17.9 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Portugal falha Grand Prix de Judo em 2025 por falta de financiamento

Portugal não irá receber o Grand Prix de Judo em 2025 devido a dificuldades financeiras, confirmou o presidente da Federação Portuguesa de Judo (FPJ), Sérgio Pina. Em declarações à agência Lusa, o dirigente admitiu que seria “um suicídio” para a instituição avançar com a organização do evento sem o necessário apoio financeiro.

“Temos 99,9% de hipóteses de não realizar o Grand Prix, porque seria irresponsável para a federação sem as condições adequadas”, afirmou Pina, durante a tomada de posse dos novos órgãos sociais da FPJ, em Viseu.

Segundo o presidente, a FPJ está a atravessar uma fase delicada, com uma dívida que ronda entre 600.000 e 700.000 euros, derivada da organização de provas internacionais anteriores. A falta de garantias de apoio financeiro externo, essencialmente dos organismos tutelados, foi determinante para a decisão.

O Grand Prix de Judo, realizado em Portugal nos últimos três anos, teria a sua quarta edição em 2025, mas o custo elevado – 250.000 euros por evento, a pagar à Federação Internacional de Judo – tornou inviável a continuidade da prova no país sem o devido financiamento.

A FPJ planeia agora reunir com a Federação Internacional para discutir a situação, esperando compreensão face às dificuldades económicas atuais.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.