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Segurança Social Reativa Mudança de IBAN Após Burlas Milionárias

O Instituto da Segurança Social (ISS) anunciou a reativação da funcionalidade de registo e alteração de IBAN na plataforma Segurança Social Direta, após duas semanas de suspensão devido a fraudes. A interrupção, iniciada a 2 de outubro, deveu-se a burlas que resultaram em prejuízos estimados em 60 mil euros, afetando cerca de 90 beneficiários.

Durante a suspensão, qualquer alteração de IBAN teve de ser efetuada presencialmente. Com a reativação, foram introduzidas novas medidas de segurança para proteger os utilizadores. A Segurança Social recomenda que os beneficiários verifiquem se o IBAN registado corresponde ao desejado, sendo que, se estiver correto, não será necessária qualquer intervenção. Caso pretendam alterar ou registar um novo IBAN, os utilizadores devem aceder ao seu perfil na Segurança Social Direta, inserir o comprovativo da titularidade da conta bancária e aguardar pela validação do IBAN pelos serviços competentes, uma vez que este não será imediatamente ativado.

Esta solução é temporária até que seja implementada uma ferramenta definitiva para confirmar a titularidade das contas. O ISS voltou a alertar para o aumento das burlas, particularmente envolvendo institutos públicos, e advertiu os cidadãos para terem cuidado com sites não autorizados que alegam prestar serviços relacionados com o Número de Identificação de Segurança Social (NISS).

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