A Autoridade da Concorrência (AdC) aprovou a aquisição do controlo exclusivo dos centros comerciais Colombo e Vasco da Gama, em Lisboa, pela Sonae Sierra. A decisão foi divulgada esta quarta-feira no site oficial do regulador, confirmando que a operação não apresenta riscos significativos para a concorrência no mercado nacional.
De acordo com a nota da AdC, o Conselho de Administração decidiu “adotar uma decisão de não oposição à operação de concentração”, uma vez que esta “não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva no mercado nacional ou numa parte substancial deste”.
A operação foi formalmente notificada ao regulador em 24 de outubro, consistindo na aquisição, por parte da Sonae Sierra, do controlo exclusivo das sociedades Centro Colombo – Centro Comercial e Centro Vasco da Gama – Centro Comercial, através de uma participada.
Perfil do Adquirente
A Sonae Sierra é uma holding internacional dedicada ao desenvolvimento, investimento e gestão de centros comerciais e ativos imobiliários destinados a atividades comerciais. A empresa presta ainda serviços especializados de gestão e desenvolvimento imobiliário. É controlada em exclusivo pela Sonae SGPS, um grupo com uma vasta carteira de negócios que abrange os setores da distribuição alimentar e não alimentar, telecomunicações, tecnologias de informação, serviços financeiros e audiovisual.
Operação Similar no Norte
A decisão da AdC segue uma linha de continuidade, após, no dia 8 de novembro, o regulador ter também aprovado a aquisição, pela Sonae Sierra, do controlo exclusivo sobre o centro comercial NorteShopping, em Matosinhos.
Com estas operações, a Sonae Sierra reforça a sua posição estratégica no mercado imobiliário comercial português, consolidando o seu papel como uma das principais gestoras e proprietárias de centros comerciais do país.