Domingo,Dezembro 22, 2024
4 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Sporting Clube de Portugal Propõe Aquisição do Alvaláxia por 17 Milhões de Euros

O Sporting Clube de Portugal anunciou uma proposta aos seus sócios para a compra do espaço comercial Alvaláxia, fixando o valor em 17 milhões de euros. Esta proposta será apresentada na assembleia geral marcada para o dia 5 de outubro, onde os sócios poderão deliberar sobre a aquisição do imóvel, que se encontra nas proximidades do Estádio José Alvalade.

Sporting Clube de Portugal Propõe Aquisição do Alvaláxia por 17 Milhões de Euros
Foto: Tiago Sousa Dias – Frederico Varandas

O presidente do clube, Frederico Varandas, apresentou duas opções para a aquisição. A primeira consiste na compra direta do espaço comercial aos atuais proprietários, enquanto a segunda alternativa sugere a aquisição indireta, que poderá ser realizada através da compra de ações, quotas ou unidades de participação na entidade proprietária. Ambas as opções têm um teto de 17 milhões de euros.

Caso a proposta seja aprovada, será necessário que pelo menos dois terços dos votantes dêem o seu consentimento. Além disso, a direção do Sporting propõe a possibilidade de constituir garantias para a transação, que poderão incluir hipotecas ou penhor sobre as ações envolvidas na operação.

A aquisição do Alvaláxia é considerada “estratégica e de extrema importância” pela direção do clube. Este espaço, que foi alienado em 2007 durante a presidência de Filipe Soares Franco, tem como objetivo ser transformado num centro de entretenimento, tanto em dias de jogo como em outras ocasiões. Esta iniciativa alinha-se com o plano estratégico do clube para os próximos 10 anos, que inclui a conversão do complexo num novo museu.

Resultados Financeiros do Clube

Além da proposta de aquisição, o Sporting também divulgou resultados financeiros positivos, registrando um lucro líquido de 21,1 milhões de euros na temporada 2023/24. Este valor representa um aumento significativo em relação aos 431 mil euros do exercício anterior. O relatório de gestão e contas, que será votado na mesma assembleia, reflete a reestruturação financeira do clube, na qual a Sporting SAD agora detém 88% do capital social.

Entre os dados positivos, destaca-se o crescimento de 15% no número de sócios pagantes, que ultrapassou a marca dos 100 mil, resultando em receitas de 12,3 milhões de euros provenientes de quotizações. Os resultados operacionais também apresentaram um aumento de 9% em relação ao período homólogo.

No entanto, os gastos operacionais do clube cresceram 17%, e a dívida total atinge agora 226,87 milhões de euros. O clube continuou a sua trajetória de recuperação financeira, destacando que o último exercício foi o terceiro consecutivo com lucro, mesmo após um período de exceção marcado pela pandemia de Covid-19.

A assembleia geral de 5 de outubro será, portanto, um marco importante não apenas para a proposta de compra do Alvaláxia, mas também para a continuidade da estratégia de recuperação e crescimento do Sporting Clube de Portugal.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor