A Universidade da Beira Interior (UBI) tem abertas as candidaturas para o concurso de acesso exclusivo para estudantes internacionais, que, pela primeira vez, inclui vagas para o Mestrado Integrado em Medicina. As condições de candidatura a este curso serão anunciadas em breve, mas, à semelhança dos restantes, está disponível para todos aqueles que não possuam nacionalidade – ou dupla nacionalidade – portuguesa ou de um país que faça parte da União Europeia.
Esta 1.ª Fase decorre até dia 7 de fevereiro, funcionando online, através do portal dos Serviços Académicos da UBI.
Há vagas disponíveis em 33 cursos de 1.º Ciclo/Licenciatura e Mestrado Integrado, distribuídos pelas faculdades de Artes e Letras (6 formações), de Ciências (4), de Ciências da Saúde (4), de Ciências Sociais e Humanas (7) e de Engenharia (12).
Os colocados neste concurso iniciarão os estudos no ano letivo de 2025/2026, que começa em setembro deste ano.
No âmbito da estratégia de internacionalização desenvolvida pela UBI tem aumentado o número de provas locais que são aceites para candidaturas ao Concurso para Estudantes Internacionais. Atualmente, podem ser apresentados o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil), GAOKAO (China), SABER 11 (CFES) (Colômbia), SER BACHILLER | TRANSFORMAR (Equador), EXANI-II (México), Exame Unificado de Acesso (Macau), além do International Baccalaureate (IB)/Diploma Programme (IB-DP).
Para aqueles cujas provas nacionais não sejam reconhecidas, a UBI disponibiliza um exame de ingresso próprio, cuja data será divulgada oportunamente.
O concurso é uma oportunidade para que os estudantes internacionais possam alcançar formação superior numa Universidade com qualidade de ensino e investigação reconhecidas internacionalmente, com uma comunidade académica cosmopolita que integra estudantes de várias partes do mundo e que combina modernidade, segurança e um custo de vida acessível, face a outros centros urbanos em Portugal.
Para facilitar o processo de candidatura, a UBI apresenta no seu portal informação detalhada e personalizada para diferentes regiões (Brasil, África de Língua Portuguesa e Timor-Leste, América Latina e Resto do Mundo).