Quarta-feira,Setembro 10, 2025
18.2 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Valentino Viegas recebe Prémio Lusofonia 2025

Foi com orgulho que o jornal ORegiões tomou conhecimento da atribuição do Prémio Lusofonia 2025 – Área Educação ao seu colaborador Valentino Viegas, por se entender que, ao longo de mais de 20 anos, o galardoado “lecionou com profícuo rigor e dedicação e desenvolveu um trabalho constante e de qualidade superior no campo de investigação”.

É de realçar que nas anteriores edições da Gala Prémios da Lusofonia, foram galardoadas personalidades tão distintas e relevantes como Xanana Gusmão (Timor-Leste), Joaquim Chissano (Moçambique), José Maria Neves (Cabo Verde) e Manuela Ramalho Eanes.

A Gala Prémios da Lusofonia pretende realçar o mérito efetivo das mulheres e dos homens que mais e melhor têm representado a vontade de tornar respeitada a imagem da cidadania de língua portuguesa e da lusofonia em todo o mundo, nas suas distintas áreas de atuação: literatura; cidadania; artes plásticas; comunicação social; teatro e cinema; educação; moda e estilismo; música; entre outras. Lembramos que no mundo existem cerca de 280.000.000,000 milhões de pessoas que falam a língua portuguesa.

Na definição das personalidades ou organizações a premiar, há três critérios essenciais levados em conta pela Administração: a qualidade do desempenho no quadro da lusofonia; a paridade de género e o equilíbrio no tocante à efetiva representação de todos os países de expressão oficial portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e, no ano de 2025, a organização integrou no projeto Goa, pelos laços históricos que unem este território aos países da CPLP e, por cidadãos que residem em Goa, promoverem a língua portuguesa.

Em cada uma das edições são galardoadas pelo menos 14 personalidades/ organizações, existindo sempre um laureado/a de cada país lusófono que pode, inclusive, encontrar-se a exercer funções ou a residir na diáspora. Sublinhe-se ainda que, além das diferentes áreas de premiação, existe a entrega do Prémio Carreira, do Prémio Mérito Lusófono, do Prémio Direitos Humanos, do Prémio Diplomacia Lusófona e do Prémio Especial Lusofonia.

A 9ª Edição da Gala Prémios da Lusofonia vai realizar-se no dia 11 de outubro de 2025, sábado, no Casino Estoril – Salão Preto e Prata.

Parabéns ao prestigiado historiador e escritor!

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:
Joaquim Correia
Joaquim Correia
“É com prazer que passo a colaborar no jornal Regiões, até porque percebo que o conceito de “regiões” tem aqui um sentido abrangente e não meramente nacional, incluÍndo o resto do mundo. Será nessa perspectiva que tentarei contar algumas histórias.” Estudou em Portugal e Angola, onde também prestou Serviço Militar. Viveu 11 anos em Macau, ponto de partida para conhecer o Oriente. Licenciatura em Direito, tendo praticado advocacia Pós-Graduação em Ciências Documentais, tendo lecionado na Universidade de Macau. É autor de diversos trabalhos ligados à investigação, particularmente no campo musical

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor