Quarta-feira,Novembro 27, 2024
7.5 C
Castelo Branco

- Publicidade -

71º Grande Prémio de Macau – 2024

ORegiões no 71.º Grande Prémio de Macau 2024, acompanha em exclusivo, através do nosso enviado especial António Duarte Mil-Homens,  os desenrolares dos treinos e das classificativas

Tal como acontecera com os treinos livres e as classificativas, o Grande Prémio de Macau – Taça do Mundo de Fórmula Regional da FIA, foi atribulado, com inúmeros acidentes e a chuva a surgir com frequência. Iniciado com o Safety Car no circuito, devido ao facto de a pista estar húmida, foi por quatro vezes interrompido por motivo de acidentes e, numa das situações verificadas, um dos carros ter parado e necessitar de ser retirado. Com arranques irrepreensíveis sempre, foi ganha a corrida pelo americano Ugo Ugochukwu, resistindo aos ataques do alemão Oliver Goethe, segundo classificado e daquele que viria a cortar a meta em terceiro, o mexicano Noel León.

71º Grande Prémio de Macau - 2024
Foto: António Duarte Mil-Homens

Já na corrida da Taça GT Macau – Taça do Mundo GT da FIA,  se na véspera Raffaele Marciello e Dries Vanthoor, ambos em BMW, tinham conseguido os melhores tempos e, no início da prova, mantiveram essa vantagem, com o Safety Car em cena pelo encharcado da pista, António Fuoco aproximava-se com o seu Ferrari e conseguiu ultrapassar Vanthoor. Maro Engel, na nona volta, toca no carro deste e põe-no fora da competição. Entretanto Fuoco consegue finalmente, na décima quarta volta, ultrapassar Marciello. Seria esta a sequência para a bandeira de xadrez não fora o facto de, na curva do Hotel Lisboa e devido a travar tarde de mais, Marciello ter, com um toque na traseira do Ferrari, levado ambos a seguir pela escapatória e deixando caminho livre para Maro Engel (apesar duma penalização de 5 segundos) cortar a meta como vencedor, com os BMW de Augusto Farfus e Sheldon van der Linde respectivamente em segundo e terceiro lugares.

Se Thed BJÖRK foi o mais rápido no sábado, vencendo no seu Hyundai a primeira corrida, foi o sérvio Dusan Borkovic, em Honda Civic Type R, a vencer a Macau Guia Race – Kumho FIA TCR World Tour de domingo. Como tem acontecido em anos anteriores, decidiu-se no território a entrega do título. Apesar do resultado, foi Norbert Michelisz que, com uma vantagem de 11 pontos sobre BJÖRK, assegurou o mesmo, com Azcona em terceiro e Guerrieri em quarto.

71º Grande Prémio de Macau - 2024
Foto: António Duarte Mil-Homens

Com a chuva a tornar impossível, por óbvias questões de segurança, a saída para a pista das duas rodas, decidiu a organização pelo cancelamento do 56º Grande Prémio de Motos de Macau. Assim sendo, tendo por base os tempos obtidos na atribulada prova de classificação de sábado, ela própria interrompida por bandeiras vermelhas (tendo-se registado um aparatoso acidente protagonizado pelo inglês Matt Stevenson, felizmente livre de perigo apesar do estado em ficou a sua Kawasaki) foi considerado vencedor Davey Todd, em BMW, ficando em segundo o seu colega de equipa Erno Kostamo e, em terceiro lugar, Peter Hickman, também em BMW, vencedor em 2023.

Ganho pelo piloto de Macau Lei Kit Meng, RPM Racing, pelo segundo ano consecutivo, o Macau Roadsport Challenge teve como segundo classificado Jerónimo Badaraco, que em dia de aniversário tinha na véspera conquistado a pole position ao volante do seu Toyota GR86. Em terceiro subiu ao podium Mou Chi Fai, que correu em Subaru BRZ. Já Rui Valente, que tinha alimentadas expectativas numa melhor classificação, ficou em sétimo, ao volante do seu Subaru BRZ.

Damon Chan Tat Man, de Hong Kong, venceu a Macau Roadsport – Taça do Estabelecimento da RAEM, seguido de Cheang Kin Sang e Ivan Szeto Wing Shun, de Macau, segundo e terceiro, respectivamente. A prova não contou com as voltas inicialmente previstas, devido mais uma vez a uma série de acidentes dada a chuva que caiu copiosamente.

Na Taça GT Corrida da Grande Baía (GT4), corrida de 10 voltas iniciada igualmente atrás do Safety Car, a vitória foi atribuída a Han Lichao (Toyota GR Supra GT4 EVO), após penalização de Lo Ka Chon (BMW M4 GT4) e Liang Jia Tong (BMW M4 GT4) que tinham cruzado a linha de meta em primeiro e segundo, separados por apenas 8 milésimos de segundo.

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:
Antônio Duarte Mil-Homens
Antônio Duarte Mil-Homenshttps://oregioes.pt/fotojornalista-antonio-mil-homens/
Foto jornalista há 4 décadas como repórter e fotógrafo. Colaborou com diversas revistas e jornais nacionais e internacionais. Membro da AIMPIM (Associação de Imprensa em Português e Inglês de MACAU.) Sócio da Associação Portuguesa de Arte Fotográfica e da Halftone-Macau.

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor