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Carris Metropolitana facilita a vida dos passageiros

Dois meses depois de ter lançado a nova app, a Carris Metropolitana apresentou o novo site, com melhorias ao nível da personalização e da acessibilidade. `App` Carris Metropolitana irá dar informações aos passageiros, em tempo real, sobre horários e lotação dos autocarros da empresa, que prevê chegar a mais de 165 milhões de passageiros transportados este ano. O presidente do conselho de administração da TML, Faustino Gomes, explicou que a `App` “não é um planeador de viagens”, mas um sítio onde se fornecem informações aos passageiros de forma a “dar confiança para poder usar a Carris Metropolitana”.

A Carris Metropolitana, responsável pela operação que uniu vários operadores da Área Metropolitana de Lisboa, lançou um site com novas de funcionalidades e prepara novidades que tornarão a utilização dos autocarros mais facilitada para os 170 milhões de passageiros que em 2024 utilizarão este serviço público de transportes. Entre elas, a possibilidade de usar o passe mensal diretamente no telemóvel, sem a necessidade do cartão físico.

Segundo um comunicado da transportadora, a mobilidade na área metropolitana de Lisboa nunca foi tão fácil e intuitiva! Desde o lançamento da App CMetropolitana, no passado dia 12 de setembro, mais de 55 mil passageiros já começaram a utilizar esta nova ferramenta. Com uma interface prática, funcionalidades inteligentes e atualizações constantes.

Rui Lopo, vogal da administração da TML, explicou que a `App` vai permitir que se veja, em tempo real, se um autocarro da Carris Metropolitana “está atrasado e qual a lotação”, colocando “mais pressão aos operadores para cumprir horários”.

A aplicação vai permitir ainda uma pesquisa por paragem e por linha (nº de autocarro), podendo ser colocados alertas e avisos personalizados.

Para já ainda não estará disponível a 100% para utilizadores cegos, reconhecendo os responsáveis a necessidade de trabalhar em alguns pormenores.

Mas, mesmo assim, a Carris Metripolitana garante que, no final do primeiro semestre de 2025, os passageiros poderão adquirir o título de viagem apenas com a aproximação do seu cartão bancário de uma máquina de validação no interior dos veículos, tal como já acontece no Metropolitano de Lisboa (AML).

Adicionalmente, a empresa está a desenvolver a virtualização do cartão Navegante no telemóvel, o que dispensará os utilizadores de transportes na AML, incluindo nos comboios, barcos e metropolitano, de transportarem consigo o “passe”. Esta tecnologia entrará em utilização igualmente no primeiro semestre do próximo ano.

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Tempos de passagem

Também em breve os autocarros, que enviam informação à central digital a cada dez segundos, permitirão lançar alertas de de aproximação aos passageiros. Quando o veículo estiver a chegar perto da paragem, o sistema envia um aviso ao passageiro, que assim poderá preparar-se para a chegada.

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