Segunda-feira,Dezembro 2, 2024
16.6 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Crónica Holística Semanal (A lei da polaridade)

Namasté! Sobre o tema principal, As 7 Leis Herméticas, hoje escrevo sobre a quarta lei, A Lei Da Polaridade. Esta lei refere que: «TUDO É DUPLO, TUDO TEM DOIS PÓLOS, TUDO TEM O SEU OPOSTO».

lei da polaridade
Foto DR

Como refere o Caibalion, livro de estudo de filosofia hermética editado em 1908, pela Yogi Publication Society, que: «o igual e o desigual são a mesma coisa, que os extremos se tocam, que todas as verdades, são meias-verdades e que todos os paradoxos podem ser reconciliados».

Com isto compreende-se que, para conhecer a totalidade de algo, é preciso conhecer todos os seus polos, todas as suas faces.

Trazendo este conceito hermético para a vida quotidiana, verificamos que as desavenças, as guerras da Humanidade, não são mais do que só meias verdades. São as partes que se debatem pelo seu polo, crentes que esse polo, contem toda a sua verdade!

Naturalmente a única solução para as desavenças, é cada parte ser conhecedora do maior número das perspetivas possíveis.

De fato, a ignorância do Homem, a falta de conhecimento, da verdadeira sabedoria, leva a que a humanidade tenha trilhado um caminho de conquistas de poder, através da violência, da imposição, sejam estas conquistas enquanto sociedade, como conquistas pessoais.

No trilho da sabedoria está aquele que se consegue colocar no lugar no outro, está aquele que para além da sua perspetiva, tem a mente aberta para receber informação de outras perspetivas, e assim, se estiver recetivo, aumentar o seu conhecimento, a sua sabedoria .

Do ponto de vista religioso, esta lei está presente na eterna luta entre o Bem e o Mal, sendo que na filosofia Taoista, estes conceitos foram elevados a um nível superior. Lao Tzu, o fundador da escola de Taoismo, nos diz que só existe o Bem. O Mal é só a ausência do bem! Aliás, um dos símbolos mais conhecidos desta filosofia é o Yin e Yang, que nos diz que só existe uma energia, o CHI, mas que vibra em frequências distintas, dando então o sentido de polaridade!

- Advertisement -

Na Ciência temos a polaridade bem presente no exemplo da pilha. O lado negativo da pilha tem de estar conectado a um polo positivo e vice-versa para que a pilha possa funcionar e cumprir a sua função. No átomo, o eletrão (de carga negativa) e o protão (de carga positiva), representam a polaridade! São estes os blocos de construção da matéria! E até estes têm a sua inversão! É rara, mas existente e já comprovada cientificamente, cujos átomos funcionam com um eletrão de carga positiva e um protão de carga negativa, e aqui falamos da Anti-Matéria.

Portanto a harmonia encontra-se «no caminho do meio» (proverbio de sabedoria milenar taoista), no meio dos opostos, onde a energia vibra de forma mais estável!

Este é o segredo do encontro da Paz Interior e Exterior! O Ser Humano a encontrará, quando conseguir manter-se em equilíbrio em todos os aspetos da sua vida!

Finalizo com uma frase elucidativa de um filósofo, Gustavo Freires:

«Mantenha-se sempre no caminho do meio, assim como a escuridão profunda te impede de ver, a luz intensa cega-te os olhos».

Namasté!

[soundcloud]https://soundcloud.com/oregioes/4-a-lei-da-polaridade[/soundcloud]

Anabela Beirão
Terapeuta Holística
www.planetaimpacto.wixsite.com/novaera

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:
Anabela Beirão
Anabela Beirão
Apresentadora do ORegiões web tv e compositora de genéricos musicais para ORegiões. Professora de música e terapeuta holística. Colabora semanalmente com seus artigos de opinião e crónica.

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor