Terça-feira,Maio 21, 2024
8.7 C
Castelo Branco

- Publicidade -

O ano de 2023 tem cinco fins de semana prolongados

 

Para descansar ao longo do ano, os feriados e pontes para 2023

Com o aproximar do fim de ano e, para quem quer começar já a planear umas férias ou uma simples escapadinha, mostramos o calendário para perceber quando calham os feriados em 2023 – os que permitem fins de semana prolongados e aqueles que “precisam” uma ponte para permitir alguns dias seguidos de descanso.

O primeiro dia do ano é feriado obrigatório e calha a um domingo. Neste, não dará para fazer ponte.

O Carnaval é um feriado facultativo, com tolerância de ponto dependente do governo, das autarquias e empresas – em 2023 calha no dia 21 de fevereiro. Sendo sempre a uma terça-feira, aqui fica a primeira oportunidade do ano para um fim de semana prolongado se ” meter ” a ponte na segunda-feira.

A páscoa é celebrada no dia 09 de abril, como sempre ao domingo, mas a Sexta-Feira Santa, no dia 07, é feriado, também neste fica outra possibilidade para um fim de semana prolongado.

Chegamos a abril, também há outra possibilidade para o fim de semana prolongado: o 25 de Abril, que celebra a Revolução dos Cravos, acontece numa terça-feira, aqui tem que “meter ponte” na segunda.

- Publicidade -

Já o 01 de Maio, Dia do Trabalhador, calha numa segunda-feira, portanto, outro feriado a arrancar a semana, permitindo um fim de semana prolongado.

Mas se estiver a trabalhar muito quando chegar a junho, há nova possibilidade de ponte com fim de semana prolongado – 08 de Junho, Dia de Corpo de Deus, calha a uma quinta-feira.

E para os concelhos que celebram o Santo António, a 13 de junho, um sábado, vem mesmo a calhar, pois pode prolongar o descanso até à terça-feira, caso consigam “ponte” na segunda feira.

Com o calor a apertar no mês de agosto, no dia 15, outro feriado religioso, da Assunção de Nossa Senhora, este calha a uma terça-feira, portanto, mais um fim de semana prolongado em beleza.

No 5 de Outubro, que assinala a Implantação da República, calha numa quinta-feira, permitindo uma ponte no dia seguinte, podendo ficar até domingo.

O Dia de Todos os Santos, 1 de novembro, calha a uma quarta-feira, aqui ou mete dias de férias antes, ou depois.

Os dois primeiros feriados de dezembro, no dia 1, da Restauração da Independência, e no dia 8, Dia de Imaculada Conceição, calham a uma sexta-feira, permitindo mais dois fins de semana prolongados.

Já o Natal, último feriado do ano, a 25 de dezembro, calha numa segunda-feira, resultando em novo fim de semana prolongado.

A estes somam-se os feriados municipais, como os dos Santos Populares: Santo António, 13 de junho (terça-feira); São João, 24 de junho (sábado); São Pedro, 29 de junho (quinta-feira).

Lista dos feriados nacionais para 2023:

1 de janeiro – Ano Novo

21 de fevereiro – Carnaval (feriado facultativo)

07 de abril – Sexta-feira Santa

09 de abril – Páscoa

25 de abril – Revolução dos Cravos

1 de maio – Dia do Trabalhador

08 de junho – Corpo de Deus

10 de junho – Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas

15 de agosto – Assunção de Nossa Senhora

5 de outubro – Implantação da República

1 de novembro – Dia de Todos os Santos

1 de dezembro – Restauração da Independência

8 de dezembro – Dia da Imaculada Conceição

25 de dezembro – Natal

ano novo
Foto DR
- Publicidade -
Fernando Jesus Pires
Fernando Jesus Pireshttps://oregioes.pt/fotojornalista-fernando-pires-jesus/
Jornalista há 35 anos, trabalhou como enviado especial em Macau, República Popular da China, Tailândia, Taiwan, Hong Kong, Coréia do Sul e Paralelo 38, Espanha, Andorra, França, Marrocos, Argélia, Sahara e Mauritânia.

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor