João Massano é candidato a bastonário
O advogado João Massano, Presidente do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados, apresentou esta quinta-feira, dia 19, a sua candidatura a bastonário da Ordem dos Advogados.
Convocadas antecipadamente pela Actual Bastonária, Fernanda de Almeida Pinheiro, as eleições terão lugar nos próximos dias 18 e 19 de Março de 2025.
Sob o lema “Devolver a Ordem aos Advogados, a candidatura de João Massano acredita que «há um outro caminho – um caminho melhor- para a Ordem dos Advogados. Um rumo que permita devolvê-la ao seu posicionamento original».
Recorde-se que as actuais eleições foram convocadas pela actual bastonária, no final do mês de Novembro na sequência de desinteligências e fortes críticas da classe relativamente à criação de novos órgãos, na sequencia da entrada em vigor dos novos estatutos da Ordem, e, mais recentemente, pela polémica obrigatoriedade de os advogados terem de fazer 40 horas de formação anual.
Apesar de o programa e as medidas concretas preconizadas por João Massano só deverem ser conhecidas no mês de Janeiro, em comunicado o candidato defendeu já a necessidade de se promover uma aproximação da Ordem aos advogados, falando numa instituição “para todos” e “sem divisões”. “É urgente recuperar o pepel da Ordem como parte da solução e não dos problemas”.
João Massano lembrou ainda que a Ordem é uma instituição com “competências fundamentais” na defesa do estado de Direito e administração da justiça e de representação da profissão, afirmando que “nos últimos anos, estas competências têm sido descuradas, com efeitos perniciosos para a credibilidade da Ordem e para a reputação da advocacia e de todos os advogados”.
Para João Massano, esse posicionamento errado tem dado origem a um “clima de desunião e mal-estar na classe”, verificando-se um afastamento dos advogados da participação na vida da Ordem, com prejuízo da reputação e notoriedade da instituição, afirmou.