A Pinhal Maior – Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul assinalou, no dia 12 de maio, as comemorações do seu 31º aniversário, numa cerimónia marcada pela adesão da Associação à Rede Internacional de Bio-Regiões, com a ‘Bio-Região Lusitânia’.
Uma Bio-Região é um território onde agricultores e consumidores, em conjunto com o poder local, assumem uma estratégia conjunta para a Gestão Sustentável dos Recursos Ambientais, nomeadamente através de incentivos a modelos de produção agrícola mais sustentáveis.
O objetivo principal das Bio-Regões é assim a preservação dinâmica dos sistemas agrícolas mais sustentáveis e a promoção de dietas e sistemas alimentares mais sustentáveis.
A certificação é atribuída pela IN.N.E.R. – International Network of Eco Regions, criada em 2014, na Itália, onde o modelo de eco-região de Cilento foi implementado em 2004 e, posteriormente, disseminado a nível mundial.
Durante a cerimónia, que contou com a presença do Presidente da IN.N.E.R., Salvatore Basile, dos Municípios da Pinhal Maior – Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, de representantes das restantes bio-regiões nacionais e de antigos presidentes da Pinhal Maior, Paulo César Luís, atual Presidente do Município de Vila de Rei e da Pinhal Maior, em regime de substituição de funções, “durante estes 31 anos, a Pinhal Maior – Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul foi uma verdadeira aliada da promoção e valorização do território.
Hoje, celebramos os 31 anos da melhor forma possível, com uma demonstração de trabalho para essa valorização, através da adesão às Bio-regiões. Julgo que hoje com a celebração desta adesão estamos a fazer jus aos motivos da criação da própria Pinhal Maior, que será sempre o resultado dos esforços e da ambição coletiva de todos nós.”