Teve lugar em Portalegre ontem, dia 3 de Outubro de 2024, uma acção integrada na Jornada Nacional de Solidariedade com a Palestina. Iniciada dia 2 e sendo desenvolvida a nível nacional, culminará em Lisboa no dia 12, com uma manifestação que, a partir de concentração no Martim Moniz pelas 15 horas, desfilará até à Praça do Município.
Convocada pela CGTP foi dinamizada pela União dos Sindicatos do Norte Alentejano (USNA), em conjunto com o Conselho Português para a Paz e a Cooperação (CPPC), Movimento pelos Direitos do Povo (MPDM), União de Resistentes Anti-Fascistas Portugueses (URAP) Frente Anti-Racista (FAR), Movimento Democrático de Mulheres (MDM), e Projecto Ruído – Associação Juvenil.
Iniciada com uma concentração na Praça da República, pelas 17 horas, onde foi pintada uma tela pelos artistas David Chaves e Ana Gama e lidos poemas por Ana Gama e Susana Teixeira, intervieram Helena Neves da USNA e Esmeralda Almeida do CPPC. Apelos à paz, reconhecimento do Estado da Palestina, fim à ocupação da Faixa de Gaza, foram a tónica das intervenções visando a consciencialização geral e o pressionar o Governo Português para esse mesmo reconhecimento.
Pelas 19 horas e conforme programado, as dezenas de participantes na jornada desfilaram entoando palavras de ordem até ao Rossio, onde terminou a ação.
A Jornada em curso, iniciada dia 2 e sendo desenvolvida a nível nacional, culminará em Lisboa no dia 12, com uma manifestação que, a partir de concentração no Martim Moniz pelas 15 horas, desfilará até à Praça do Município.