Quarta-feira,Outubro 23, 2024
14.4 C
Castelo Branco

- Publicidade -

A Autoridade da Concorrência (AdC) abre investigação detalhada sobre aquisição da Sotagus pela Yilport e Grupo Sousa

A Autoridade da Concorrência (AdC) anunciou esta terça feira que iniciou uma investigação aprofundada à compra conjunta da Sotagus — Terminal de Contentores de Santa Apolónia pela Yilport Iberia e GS Marítima, pertencente ao Grupo Sousa.

Num comunicado divulgado esta terça-feira, a AdC explicou que esta decisão decorre da possibilidade de a transação resultar em significativas barreiras à concorrência efetiva no mercado nacional, ou numa parte substancial do mesmo.

“A presente decisão não é final e visa apenas iniciar uma investigação detalhada para analisar a operação de concentração, quando consideradas diligências adicionais necessárias”, afirmou a AdC, destacando o compromisso de avaliar o impacto da operação tanto nas condições de mercado atuais quanto potenciais.

Segundo a AdC, a transação em questão envolve empresas operando em diferentes níveis da cadeia de movimentação portuária e transporte marítimo, levantando preocupações específicas sobre o potencial bloqueio ou dificuldade de acesso a armadores concorrentes ao terminal da Sotagus.

- Publicidade -

A Yilport, conhecida por suas atividades no setor portuário e transportes marítimos, gerencia diversos terminais portuários em Portugal, incluindo em Lisboa e Setúbal, enquanto o Grupo Sousa opera extensivamente no transporte marítimo entre Portugal Continental e as Regiões Autónomas, além de conexões com portos na África ocidental.
A investigação da AdC visa também avaliar os possíveis efeitos verticais da operação, com potenciais impactos sobre clientes de armadores e consumidores finais. A entidade reguladora destaca que não foi possível descartar impactos negativos sobre a concorrência em terminais concorrentes ao da Sotagus em Lisboa, incluindo o Terminal Multipurpose de Lisboa (TML).

A AdC conclui que a operação de concentração poderá ter efeitos restritivos significativos no mercado, incluindo potenciais concursos públicos para concessões de terminais portuários na Zona Portuária Oriental de Lisboa.

Esta investigação detalhada continua em andamento, com a AdC mantendo a possibilidade de aprovar a transação com ou sem condições adicionais, ou de proibi-la, dependendo dos resultados finais da análise em curso.

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

A Castanha Portuguesa

Teatro ‘Sob a Terra