A Câmara Municipal de Nelas foi alvo de um ataque informático que, ontem, impediu o acesso a diversas plataformas e serviços digitais, revelou a autarquia através das redes sociais
Em comunicado, a Câmara informou que foram imediatamente acionados os procedimentos internos de segurança previamente estabelecidos e que o incidente foi reportado às entidades competentes, nomeadamente o Centro Nacional de Cibersegurança e a Polícia Judiciária.
Ainda na quinta-feira, a Câmara Municipal de Chaves também comunicou ter sofrido um ataque informático de características semelhantes, que “comprometeu, de forma severa, o normal funcionamento dos serviços municipais”.
“Estamos a tentar resolver os constrangimentos e lamentamos os transtornos causados. Apelamos à compreensão de todos os munícipes. Mais informamos que não há previsão para o restabelecimento da normalidade dos serviços”, divulgou a autarquia de Nelas na sua página oficial no Facebook.
As investigações e esforços para retomar o funcionamento pleno dos sistemas continuam em curso, enquanto as autoridades procuram determinar a origem e o alcance dos ataques.