Sábado,Novembro 30, 2024
11.5 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Escândalo em Idanha-a-Nova: indemnizações milionárias e subtração de obras de arte

Idanha-a-Nova – A TVI apresenta esta sexta feira 29 de novembro, em exclusivo “História Rocambolesca”, um novo capítulo de uma história marcada por polémicas e decisões judiciais. Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, continua envolvido num caso controverso, relacionado com a alegada apropriação ilegítima de obras de arte da renomada artista Cristina Rodrigues. Apesar de uma condenação que o obriga ao pagamento de uma indemnização milionária à artista, Jacinto não cumpriu até ao momento a decisão judicial.

O caso ganhou destaque em várias ocasiões, tendo sido inicialmente trazido a público pelo jornal ORegiões https://oregioes.pt/camara-de-idanha-nao-quer-cumprir-decisao-judicial/

Este meio de comunicação já tinha apontado anteriormente os holofotes para o caso dos quadros de Cristina Rodrigues subtraídos à artista, em Instalações da autarquia, e posteriormente oferecidas por Jacinto como prenda de casamento à então presidente da CCDR Centro, e depois Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, factos confirmados em sentença judicial. Agora, a decisão que está a causar polémica prende-se com a compensação financeira devida à artista, que apesar de decidida por um tribunal continua sem efeitos práticos, deixando o cumprimento da justiça em suspenso.

A história, que se desdobra com contornos rocambolescos, levanta questões sobre a gestão municipal, o respeito pelas decisões judiciais e a proteção do património artístico. Com esta nova reportagem da TVI, o caso promete reacender o debate público sobre ética na administração pública e o impacto para os artistas portugueses.

Enquanto a indemnização permanece por pagar, Cristina Rodrigues e os seus apoiantes questionam a impunidade aparente do caso e a demora na aplicação da sentença. Este exclusivo da TVI pode ser o ponto de viragem necessário para trazer esclarecimento e justiça a uma situação que mancha a reputação de Idanha-a-Nova e dos seus responsáveis políticos.

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:
Fernando Jesus Pires
Fernando Jesus Pireshttps://oregioes.pt/fotojornalista-fernando-pires-jesus/
Jornalista há 35 anos, trabalhou como enviado especial em Macau, República Popular da China, Tailândia, Taiwan, Hong Kong, Coréia do Sul e Paralelo 38, Espanha, Andorra, França, Marrocos, Argélia, Sahara e Mauritânia.

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor