Quarta-feira,Outubro 23, 2024
14.4 C
Castelo Branco

- Publicidade -

A Santa Casa deve 40 mil euros à maior organização criminosa do Brasil

A Santa Casa deve 40 mil euros à maior organização criminosa do Brasil. A dívida estará relacionada com uma “operação” em São Paulo da empresa de jogo comprada pela Santa Casa no Rio de Janeiro. A informação não consta do relatório da auditoria forense pedida por Ana Jorge.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa deve cerca de 40 mil euros ao Primeiro Comando da Capital (PCC), a maior rede criminosa do Brasil, ligada ao tráfico de droga. De acordo com a informação avançada pelo Expresso, esta dívida foi revelada durante uma reunião que aconteceu em 2023 por um gestor da MCE, empresa de jogo da Santa Casa no Rio de Janeiro.

O crédito estará relacionado com uma “operação” da MCE em São Paulo, onde o PCC — cuja principal fonte de rendimento tem sido o tráfico de droga — está mais presente. O semanário cita um documento que indica que, na referida reunião de novembro, um novo representante no Rio de Janeiro da administração da SCML foi confrontado com a necessidade de se resolver a dívida. Ana Jorge já era então a provedora, mas foi o antecessor Edmundo Martinho que decidiu levar a Santa Casa a investir no negócio do jogo no Brasil.

Porém, a dívida à organização criminosa brasileira não consta no relatório da auditoria forense e financeira sobre as atividades da Santa Casa Global (a subsidiária criada para concentrar todos os investimentos internacionais da SCML) que a provedora encomendara à consultora BDO.

- Publicidade -

Durante a reunião de novembro de 2023, o gestor da MCE terá pedido esclarecimentos ao representante da administração da Santa Casa no Rio de Janeiro, acrescentando que a dívida estava relacionada com uma “operação” da empresa MCE em São Paulo.

Esta informação não consta, no entanto, da auditoria forense pedida por Ana Jorge, então provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e cujo documento foi entregue na semana passada. Segundo o mesmo jornal, terá sido enviado à Santa Casa um documento no final do ano passado, que dava conta da respetiva divida.

O histórico de ligações entre o PCC e os negócios de jogo é longo e dura, pelo menos, desde 2010, quando o líder desta organização criminosa se tornou responsável pelos negócios de jogo.

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

A Castanha Portuguesa

Teatro ‘Sob a Terra