Quinta-feira,Abril 18, 2024
12 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Aeroclube de Castelo Branco comemora 85 anos de aterragem de avião Heinkel na cidade

O Aeroclube de Castelo Branco vai organizar, no próximo dia 18 de abril, pelas 18H30, uma conversa comemorativa dos 85 anos de aterragem do avião Heinkel 111B na cidade albicastrense, na zona da Feiteira. O evento terá lugar na sede da associação, localizada no aeródromo municipal.

Aeroclube de Castelo Branco comemora 85 anos de aterragem de avião Heinkel na cidade
DR

A aterragem de um avião alemão, a 18 de abril de 1938, de marca Heinkel He-111, que lutava como aliado do General Franco na Guerra Civil Espanhola, na zona de Castelo Branco, provocou estupefacção geral na população local, essencialmente rural e com um grau de isolamento que não permitia conhecimento nem contacto com máquinas voadoras.

Este avião tinha a insígnia “PEDRO 4” e, na retaguarda, a fuselagem tinha uma pintura de cabelo de mulher a andar com o cão e uma garrafa de champanhe no zero no número 2504. A palavra “Castelo Branco” foi pintada posteriormente no avião pelo piloto com a ajuda da população aquando da aterragem naquela cidade, como forma de agradecimento.

Segundo o jornal Motor 24, para o historiador espanhol Manuel González Álvarez, o aparelho fez parte do primeiro lote a chegar a Espanha, tendo pertencido à Legião Condor e mais concretamente à VB/88, de acordo com a Enciclopédia de La Aviacion Militar Española.

Para assinalar a efeméride será ainda apresentada a história ilustrada “O Chapéu do Meu Avô” de Carlos Matos.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

16.04.2024