Domingo,Julho 14, 2024
26.4 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Alerta de Tempestades Severas em Portugal: Granizo e Rajadas Convectivas à Vista

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um alerta de tempestades severas para hoje, quinta-feira, 27 de junho, prevendo trovoadas intensas, granizo e “rajadas convectivas” em Portugal continental. De acordo com os mapas da Meteored, a chegada iminente de uma gota fria está prestes a afetar o país, cobrindo-o com avisos amarelos devido à previsão de aguaceiros fortes e tempestades

Avisos Amarelos e Previsões para Hoje

A IPMA ativou avisos amarelos para a maioria dos distritos portugueses, especialmente para aqueles situados a norte do rio Tejo. Entre os distritos mais afetados estão Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Leiria. Os avisos estarão em vigor das 12h até às 21h, com previsão de aguaceiros localmente fortes, potencialmente acompanhados de granizo e trovoadas frequentes, especialmente no interior.

A precipitação será irregular e localizada, típica de sistemas convectivos, ocorrendo apenas em intervalos durante o dia. As condições meteorológicas adversas incluem a possibilidade de fenómenos extremos, como downbursts e frentes de rajada, que podem gerar ventos fortes e danos consideráveis.

O que São Downbursts?

Os downbursts são correntes descendentes intensas de ar provenientes de nuvens convectivas ou tempestades. Ao atingirem o solo, essas correntes geram vórtices horizontais, acelerando o vento que pode ultrapassar os 100 km/h. Esses eventos geralmente duram entre 5 a 20 minutos e podem se estender por até 10 quilômetros. Downbursts húmidos estão frequentemente associados a precipitações súbitas e intensas, podendo resultar em inundações.

- Publicidade -

Previsões para Sexta-Feira

A situação meteorológica deve agravar-se na sexta-feira, 28 de junho, com a gota fria afetando uma área geográfica ainda maior. Os avisos amarelos continuarão a vigorar nas regiões a norte do Tejo, mas também se estenderão para o sul, abrangendo quase todo o país. Os distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal estarão sob alerta das 00h às 09h, enquanto Portalegre permanecerá em alerta das 00h às 21h, e Évora e Beja das 12h às 21h. Apenas Faro, até o momento, está fora dos avisos oficiais, embora a região algarvia, especialmente o Barlavento, não esteja completamente livre da possibilidade de chuva e trovoadas.

Apesar da severidade do evento meteorológico, a precipitação não será contínua nem generalizada. A natureza convectiva da precipitação implica que ocorrerá de forma irregular e localizada, mas ainda assim com potencial de causar transtornos significativos. Recomenda-se que a população esteja atenta aos avisos e tome as devidas precauções para minimizar riscos e danos.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor