Domingo,Julho 14, 2024
13.6 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Autoridade Tributária alerta para esquema fraudulento com emails falsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) emitiu um alerta, esta segunda-feira, sobre um esquema de mensagens de correio eletrónico fraudulentas que se fazem passar por comunicações oficiais deste organismo.

A AT informou que diversos contribuintes estão a receber emails que aparentam ser provenientes da Autoridade Tributária. Essas mensagens solicitam que os destinatários carreguem em links fornecidos, alegando tratar-se de divergências nas declarações de IRS ou pedidos de pagamento de determinados montantes.

A Autoridade Tributária sublinha que “estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas”. O objetivo destas comunicações é levar os destinatários a aceder a páginas maliciosas através dos links sugeridos.

Para ilustrar a situação, o organismo partilhou exemplos de três emails fraudulentos que imitam intimações para pagamento ou notificações sobre divergências no IRS. A AT reforça que, “em caso algum”, os contribuintes devem seguir as instruções contidas nesses emails.

Além disso, a Autoridade Tributária aconselha os contribuintes a consultarem o folheto informativo sobre segurança da informação, disponível no Portal das Finanças, para se protegerem contra este tipo de fraudes.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor