Sábado,Julho 20, 2024
30.6 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Avião russo colide contra drone americano sobre o Mar Negro

Um avião russo chocou esta terça-feira contra um drone norte-americano no espaço aéreo internacional sobre o Mar Negro, numa zona de intensa atividade militar da NATO e junto à zona de guerra na Ucrânia. A informação foi avançada pela Agence France-Presse (AFP).

Avião russo colide contra drone americano sobre o Mar Negro
DR

O comando europeu das Forças Armadas dos Estados Unidos da América confirmou o ocorrido. “A nossa aeronave MQ-9 estava a fazer operações de rotina no espaço aéreo internacional quando foi intercetado e atingido por um avião russo, resultando num acidente e na perda completa do MQ-9″, disse o General da Força Aérea norte-americano James Hecker, comandante dos contingentes na Europa e em África.

A Força Aérea, segundo relata a AFP, revelou que o caça russo cortou a hélice do drone, o que forçou os Estados Unidos a abater a aeronave sobre o Mar Negro.

As interceções russas nesta zona são comuns, mas esta “é digna de nota, devido ao quão pouco segura, pouco profissional e imprudente foi”, disse o porta-voz do Conselho Nacional de Segurança, John Kirby.

As Forças Armadas dos EUA afirma que “este ato pouco seguro e pouco profissional por parte dos russos quase causaram a queda de ambas as aeronaves”.

De acordo com a informação que está a ser avançada pela Sky News, dois aviões russos aviões Su-27 tinham já tentado intercetar o drone norte-americano MQ-9 – tendo, inclusive, despejado combustível na sua frente várias vezes antes do choque.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor