Quarta-feira,Outubro 23, 2024
14.4 C
Castelo Branco

- Publicidade -

CCDR-N e Xunta da Galiza Defendem Ligação de Alta Velocidade Porto-Vigo

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Xunta da Galiza tomaram uma posição firme e unificada em defesa da ligação ferroviária de alta velocidade entre Porto e Vigo. Num documento a que a Lusa teve acesso esta quinta-feira, as duas entidades sublinham a importância desta infraestrutura como uma “prioridade estratégica” para o desenvolvimento económico e social de ambas as regiões

Na próxima terça-feira, em Valença, a CCDR-N e a Xunta da Galiza irão formalizar esta posição através de uma declaração conjunta. O documento destaca que a ligação de alta velocidade entre Porto e Vigo é fundamental para garantir um desenvolvimento harmonioso dos territórios, promovendo a igualdade de oportunidades e uma evolução económica de que todos beneficiarão.

As duas entidades referem que, em termos de redes de comunicação, a plena utilização dos territórios e do capital humano é essencial. Os estudos realizados sobre esta ligação ferroviária apresentam “dados incontestáveis” quanto ao seu potencial de utilização e rentabilidade, reforçando a sua relevância.

A riqueza cultural partilhada entre Portugal e Espanha é apontada como um trunfo valioso para a concretização de projetos intercomunicáveis, como a linha ferroviária de alta velocidade. A CCDR-N e a Xunta da Galiza insistem que esta ligação é uma “prioridade óbvia” e que necessita de um orçamento e de um calendário realista para garantir a sua execução dentro dos prazos previstos.

- Publicidade -

Exigências e Compromissos

No documento, as entidades exigem o desenvolvimento de um programa completo de ações, investimentos e etapas para a ligação Porto-Vigo, dando prioridade à saída sul de Vigo. Solicitam ainda que os governos de Portugal e Espanha colaborem estreitamente na definição da nova ligação internacional no rio Minho.

A declaração também sublinha a necessidade urgente de modernizar a atual ligação ferroviária, o chamado Comboio Celta, que atualmente demora duas horas e meia a percorrer a distância entre Porto e Vigo, utilizando material obsoleto. Segundo a CCDR-N e a Xunta da Galiza, esta viagem deveria ser reduzida para um máximo de uma hora.

Assinatura e Envio da Declaração

A declaração será assinada na terça-feira às 11:00, na antiga alfândega de Valença, e será enviada a diversas entidades territoriais da Eurorregião, confederações empresariais e sindicais, bem como a entidades locais. Entre estas está a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, que avaliará o documento na reunião pública do executivo municipal na próxima segunda-feira.

Contexto e Desenvolvimento Futuro

Em 23 de maio, o ministro das Infraestruturas reiterou, após uma reunião com o presidente do governo regional da Galiza, o compromisso do executivo com a ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Vigo, bem como com a de Madrid. A ligação entre Porto e Vigo está a ser desenvolvida paralelamente à linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa, contemplando estações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga, Ponte de Lima e Valença.

Esta declaração conjunta reflete uma visão estratégica partilhada por Portugal e Espanha, destinada a promover o desenvolvimento económico e social através de uma infraestrutura de transporte moderna e eficiente.

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

A Castanha Portuguesa

Teatro ‘Sob a Terra