Domingo,Julho 14, 2024
26.4 C
Castelo Branco

- Publicidade -

China Lança Investigação às Importações de Carne de Porco da União Europeia após Petição Anti-Dumping

As autoridades chinesas abriram uma investigação às importações de carne de porco provenientes da União Europeia (UE), na sequência de uma petição anti-dumping recebida pelo Ministério do Comércio da China. Esta medida pode afetar as exportações portuguesas, de acordo com um comunicado oficial.

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) alertou as organizações do setor para a necessidade de manifestarem as suas preocupações de forma imediata. A petição, submetida pela Animal Agriculture Association a 6 de junho de 2023, acusa a UE de vender carne de porco a preços inferiores ao custo de produção, prejudicando os produtores chineses.

Em resposta às provas apresentadas, o Ministério do Comércio da China decidiu avançar com a investigação a 17 de junho de 2024. O inquérito incidirá sobre vários produtos, incluindo carne de porco fresca, refrigerada ou congelada, seca, salgada ou fumada, bem como subprodutos como intestinos, bexigas e estômagos de suíno.

A CAP, informada pela Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE) e pela Copa-Cogeca, expressou preocupação com a possível imposição de direitos anti-dumping, que poderiam prejudicar as exportações portuguesas para a China. A confederação apelou às organizações interessadas para que partilhem qualquer preocupação ou informação relevante com urgência.

Adicionalmente, a CAP anunciou que a Copa-Cogeca está a preparar uma carta destinada à Direção-Geral do Comércio (DG Trade) da Comissão Europeia. O objetivo é transmitir as preocupações dos agricultores e solicitar apoio de Bruxelas para evitar uma escalada do conflito comercial.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor