Quarta-feira,Outubro 23, 2024
14.4 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Coronel João Rolo da GNR Lança Livro de Memórias

Coronel João Rolo da GNR Lança Livro de Memórias. O Centro de Congressos de Portalegre Acolhe Apresentação da Obra

No próximo sábado, dia 13 de julho, às 16h00, o Coronel João Rolo da Guarda Nacional Republicana (GNR) irá apresentar o seu livro de memórias no Centro de Congressos de Portalegre. A obra, que retrata a sua trajetória de vida, abrange desde o nascimento em Moçambique até à sua chegada a Portugal, passando pelos tempos de estudante em Castelo Branco e a vida em Portalegre, onde reside desde 1986.

Com quase duas centenas e meia de relatos e dezenas de páginas de fotografias, o livro oferece uma visão detalhada dos momentos marcantes da vida de João Rolo. O Coronel espera que a sua história desperte a curiosidade de amigos e conhecidos em Portalegre e no norte alentejano, ajudando-os a conhecê-lo melhor como ser humano e cidadão.

A apresentação do livro contará com a presença do Brigadeiro-General Mário Guedelha e de Fernando Mão de Ferro, representante da editora Colibri.

- Publicidade -

João Rolo dedica o livro aos seus falecidos pais, à esposa Maria Odete, à filha Ana Rita e à neta Benedita. O Coronel também presta homenagem a Salgueiro Maia, seu comandante no Regimento de Cavalaria de Santa Margarida, cuja filosofia de comando procurou imitar ao longo da carreira.

O livro é ainda dedicado aos habitantes de Portalegre, que o acolheram há 38 anos, e aos cerca de 15.000 militares que frequentaram o Centro de Formação de Portalegre da GNR durante o seu período de atividade. Agradece também às professoras Sara Silva do CFP/GNR e Carmo Marques, sua ex-colega, pela revisão ortográfica do texto.

João Rolo relata que a vontade de escrever o livro surgiu numa fase posterior da sua vida, como forma de deixar um legado à neta Benedita e de partilhar os momentos mais significativos da sua carreira militar e pessoal. No livro, descreve os factos mais relevantes dos seus dias com os jovens alistados na GNR, bem como as experiências vividas em Castelo Branco e Portalegre.

O Coronel espera que a sua narrativa atraia a atenção dos amigos albicastrenses, dos desportistas do Sport Clube Estrela de Portalegre e do Centro Cultural e Desportivo Desportalegre, e dos muitos portalegrenses com quem se cruza diariamente. Com 244 páginas de histórias e 16 páginas de fotografias, João Rolo ambiciona que o livro seja uma leitura agradável e enriquecedora para todos.

O autor expressa também a intenção de apresentar a obra em Castelo Branco numa data futura a ser agendada.

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

A Castanha Portuguesa

Teatro ‘Sob a Terra