Quarta-feira,Outubro 23, 2024
14.4 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Direção Executiva do SNS Afirma que Urgências Materno-Infantis Estão Garantidas

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) reafirmou no domingo que as 12 urgências de obstetrícia e pediatria encerradas estão a funcionar em rede com outras unidades, assegurando o acesso a cuidados de saúde a todos os utentes

Num comunicado emitido, a DE-SNS explicou que estas urgências, que enfrentam alguns desafios, mantêm a sua capacidade de atendimento interno, estando preparadas para receber casos urgentes encaminhados pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e pela Linha SNS 24 para grávidas.

Relativamente aos Serviços de Urgência de Obstetrícia e Pediatria do SNS, a DE-SNS esclareceu que o Plano de Verão, já anteriormente anunciado pelo Governo, está a ser implementado sem quaisquer dificuldades. Acrescentou que as 12 urgências que apresentam constrangimentos estão a operar em conjunto com outras unidades, garantindo assim o acesso aos cuidados de saúde a todos os utentes.

O Ministério da Saúde adiou reuniões agendadas com sindicatos médicos, enfatizando ainda que existem 125 serviços de urgência em funcionamento contínuo em Portugal continental.

- Publicidade -

Em relação aos serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia na Região de Lisboa e Vale do Tejo, a DE-SNS afirmou que o plano assistencial está a ser cumprido. Destacou também que as três maternidades na Península de Setúbal estão a operar num modelo de rotação semanal, garantindo a disponibilidade permanente de uma urgência para atendimento externo.

Na área metropolitana de Lisboa, as urgências de obstetrícia/ginecologia durante os fins de semana são garantidas pela Maternidade Alfredo da Costa e pelo Hospital de Cascais, apoiados mensalmente pelo Hospital de São Francisco Xavier e duas vezes por mês pelo Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra).

A DE-SNS informou ainda que nos hospitais de Caldas da Rainha, do Médio Tejo e de Santarém, existe uma coordenação para alternar a resposta nas urgências de obstetrícia/ginecologia.

Destacou-se que este plano para as urgências de obstetrícia na Região de Lisboa e Vale do Tejo foi estabelecido em colaboração com os diretores clínicos, presidentes dos conselhos de administração dos hospitais envolvidos e o colégio de Obstetrícia da Ordem dos Médicos, durante reuniões realizadas com o Ministério da Saúde.

A DE-SNS sublinhou ainda que uma das suas principais missões é fortalecer a colaboração em rede entre as equipas hospitalares e os cuidados de saúde primários, além de realizar um planeamento estratégico atempado para a resposta às necessidades.

No comunicado, a DE-SNS expressou gratidão “a todas as equipas profissionais de saúde do SNS que têm permitido, numa época tão desafiante como o verão, continuar a proporcionar cuidados de urgência com segurança e qualidade aos cidadãos”.

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

A Castanha Portuguesa

Teatro ‘Sob a Terra