Domingo,Julho 14, 2024
26.4 C
Castelo Branco

- Publicidade -

EUA Anunciam Novo Pacote de Ajuda de 2,3 Mil Milhões de Dólares à Ucrânia

“Não se enganem, a Ucrânia não está sozinha, e os Estados Unidos nunca hesitarão no nosso apoio”, garantiu o secretário da Defesa norte-americano, Lloyd Austin.

EUA Anunciam Novo Pacote de Ajuda de 2,3 Mil Milhões de Dólares à Ucrânia
Foto: Toms Kalnins / EPA – Secretário da Defesa norte-americano, Lloyd Austin

O secretário da Defesa norte-americano, Lloyd Austin, anunciou esta terça-feira um novo pacote de ajuda à Ucrânia no valor de 2,3 mil milhões de dólares, incluindo defesa aérea e armas antitanque. “Os Estados Unidos vão anunciar em breve mais de 2,3 mil milhões de dólares (2,14 mil milhões de euros) em nova ajuda à segurança da Ucrânia”, afirmou Austin, num encontro com o seu homólogo ucraniano, Roustem Oumerov, no Pentágono.

Austin sublinhou a solidariedade norte-americana: “Não se enganem, a Ucrânia não está sozinha, e os Estados Unidos nunca hesitarão no nosso apoio”, assegurou no início da reunião com Oumerov. O governante referiu que, juntamente com cerca de 50 aliados e parceiros, continuarão a fornecer “capacidades essenciais de que a Ucrânia precisa para repelir a agressão russa hoje e impedir a agressão russa amanhã”.

No domingo, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que a Rússia lançou, só na última semana, mais de 800 bombas planadoras, apelando aos líderes nacionais para flexibilizarem as restrições ao uso de armas ocidentais contra alvos militares dentro da Rússia. Zelensky destacou a necessidade da Ucrânia obter “os meios necessários para destruir os portadores dessas bombas, incluindo aviões de combate russos, onde quer que estejam”.

Austin não mencionou as restrições nas suas declarações iniciais, mas disse a Oumerov que iriam discutir “mais formas de satisfazer as necessidades imediatas de segurança da Ucrânia e de construir uma força futura para evitar mais agressões russas”. O conflito na Ucrânia iniciou-se em fevereiro de 2022.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor