Segundo o Diário de Notícias, um pequeno grupo entrou num restaurante de Atenas onde estava Yanis Varoufakis, na noite desta sexta-feira, acusando-o de, enquanto ministro das Finanças, ter assinado os acordos de resgate financeiro com a Troika. O ex-governante tentou falar com os elementos do grupo, mas foi agredido, ficando com o nariz partido. O momento foi filmado com um telemóvel.
Segundo o jornal digital ekathimerini.com, um pequeno grupo irrompeu pelas instalações do restaurante da capital grega, onde o ex-ministro jantava com membros do movimento político DiEM25 de toda a Europa, no bairro de Exarchia, gritando de forma agressiva e acusando Varoufakis de, enquanto ministro das Finanças do Governo do Syriza, liderado pelo primeiro-ministro Alexis Tsipras, ter assinado os acordos de resgate financeiro da Grécia com a Troika.
Na rede social Twitter, o porta-voz do Governo, Giannis Oikonomou, reagiu quase de imediato, escrevendo: “Condenamos categoricamente o ataque ao secretário do [partido] MeRA25, senhor Y. Varoufakis”.
“A polícia grega fará o que for necessário para que os perpetradores enfrentem a justiça”, disse Oikonomou na mensagem seguinte.
Varoufakis foi transportado para o hospital Evangelismos, no centro da capital.