Domingo,Julho 14, 2024
15.7 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Fitch Revê em Alta Perspetiva da CGD para “Positiva”

A Fitch Ratings elevou a perspetiva (outlook) da Caixa Geral de Depósitos (CGD) de “estável” para “positiva”, mantendo os ratings do banco público, conforme comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A CGD informou que a Fitch Ratings atualizou a perspetiva para positiva, mantendo simultaneamente o IDR (Issuer Default Rating) de Longo Prazo em BBB e o Viability Rating (VR) em bbb. Segundo a Fitch, esta revisão deve-se à liderança da Caixa no mercado doméstico, ao perfil de risco moderado, à boa qualidade dos ativos, ao forte aumento da rentabilidade, aos amplos buffers de capital e ao funding baseado na granularidade dos depósitos.

A agência destaca que o perfil de crédito da Caixa reflete a melhoria das perspetivas empresariais e financeiras dos bancos portugueses. Em setembro de 2023, a Fitch já havia melhorado o rating da Caixa, totalizando quatro subidas de rating pelas três principais agências no último ano. Com esta revisão, a CGD passa a ter outlook positivo em duas das agências de rating.

A Fitch prevê que as dificuldades no acesso à habitação persistam, influenciando a estabilidade do mercado financeiro. A CGD ressalta a importância desta revisão como um reflexo da sua sólida posição no mercado e da confiança nas suas perspetivas futuras.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor