Domingo,Julho 14, 2024
26.4 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Google Cloud Portugal: “Precisamos de dar um salto e voltar a colocar Portugal no mundo”, afirma Sofia Marta

A responsável da Google Cloud Portugal, Sofia Marta, destaca a necessidade de “dar um salto” e “voltar a colocar Portugal no mundo”, sublinhando a importância de aumentar o nível das competências digitais no país.

Em entrevista à Lusa, Sofia Marta enfatiza o papel da Google Cloud no mercado português e a contribuição que a empresa pode dar à economia nacional através de uma concorrência saudável. “Queremos ser uma alternativa e a escolha do cliente”, afirma.

Para a responsável, é crucial que Portugal eleve o nível das suas competências digitais, com especial destaque para a inteligência artificial (IA). “Temos feito um grande esforço na componente de formação, estabelecendo parcerias com a APDC para melhorar a empregabilidade, especialmente entre os jovens”, explica.

Sofia Marta salienta a necessidade de transformar o ensino e aproximar o mundo académico das novas tecnologias. “Estamos a trabalhar para trazer essas ferramentas para a realidade das novas gerações”, aponta.

A responsável refere também a importância de apoiar as pequenas e médias empresas que ainda não conseguem tirar partido da tecnologia. “As novas tecnologias, especialmente a inteligência artificial, tornam as interações mais fáceis e acessíveis”, diz.

Sobre o impacto da IA no emprego, Sofia Marta acredita que a inteligência artificial não substituirá as pessoas, mas sim que “as pessoas que não usarem IA serão substituídas por aquelas que o fizerem”.

- Publicidade -

Portugal tem potencial para se destacar na área da IA generativa, segundo Sofia Marta. “Somos uma referência em termos de startups, com muitos unicórnios a emergirem do nosso país, embora muitas vezes não mantenham as suas sedes em Portugal”, comenta.

Sofia Marta revela que “90% dos unicórnios de IA generativa utilizam a Google Cloud”, evidenciando a importância da tecnológica neste sector. “Aconselho a todos a serem curiosos sobre como podemos usar a inteligência artificial no nosso dia-a-dia”, acrescenta.

Para concluir, Sofia Marta afirma que Portugal tem uma oportunidade única de se destacar na IA generativa e que o país não pode desperdiçar esta chance. “Não podemos ficar distraídos com questões internas de gestão, este é o momento de impulsionar a nossa economia”, sublinha.

A Google Cloud, parte do grupo Alphabet, integra infraestruturas, ferramentas de segurança, produtividade, gestão de dados e IA. O talento português é considerado “super importante” para a empresa, que continua a contratar em Portugal, conclui Sofia Marta.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor