Sábado,Julho 20, 2024
30.6 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Google revela quatro novas ferramentas no Dia Internacional da Verificação de Fatos

No contexto do Dia Internacional da Verificação de Fatos, celebrado esta terça-feira, 2 de abril, a Google apresentou quatro novas funcionalidades destinadas a auxiliar os utilizadores na avaliação precisa das informações disponíveis na internet, destacando a importância de dados precisos num mundo cada vez mais interligado

Como parte dessas novidades, a Google expandiu duas de suas ferramentas – “Acerca desta imagem” e “Acerca desta página” – para mais 40 idiomas ao redor do mundo, incluindo o português, a fim de disponibilizar esses recursos para um público mais amplo.

Uma das novas funcionalidades permite aos utilizadores obterem mais informações sobre um determinado site através da opção “mais acerca desta página”. Esta ferramenta possibilita aos utilizadores entenderem melhor a natureza e o conteúdo de um site antes de clicarem nele, fornecendo informações contextuais, como descrições da Wikipedia (quando disponíveis) e outras opiniões online sobre o site em questão.

Outra funcionalidade agora disponível é a capacidade de encontrar verificações de fatos diretamente nos resultados de pesquisa. Isso significa que, se os utilizadores estiverem interessados em verificar a veracidade de uma informação ou boato, poderão encontrar facilmente verificações de fatos publicadas por fontes independentes e confiáveis, juntamente com trechos relevantes que fornecem contexto sobre a alegação específica.

O Fact Check Explorer é uma ferramenta adicional que visa auxiliar jornalistas e verificadores de fatos a aprofundarem a investigação sobre determinados tópicos. Ao realizar uma pesquisa, os utilizadores podem agora encontrar facilmente verificações de fatos realizadas por organizações independentes de todo o mundo.

Uma quarta funcionalidade, denominada “Acerca desta Imagem”, foi lançada para fornecer aos utilizadores mais informações e contexto sobre as imagens encontradas online. Esta ferramenta permite aos utilizadores obterem o histórico de uma imagem, incluindo como ela é utilizada em outros sites e os metadados associados a ela.

- Publicidade -

Essas novas funcionalidades não apenas visam fornecer aos utilizadores acesso a informações mais precisas e contextualizadas, mas também podem ser úteis para jornalistas e verificadores de fatos, permitindo-lhes uma investigação mais aprofundada e uma apresentação mais precisa das informações.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor