Quarta-feira,Outubro 23, 2024
14.4 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Governo prolonga prazo para renovação de matrículas do 6.º ao 9.º anos e 11.ºano

Prazo de renovação das matrículas foi prolongado por falhas e problemas na resposta da plataforma devido a elevado número de acessos. Já deviam estar inscritos 100 mil alunos, mas apenas estão pouco mais de 19 mil. Por isso, o Governo decidiu prolongar o prazo até 5 de julho.

O Governo decidiu esta quarta-feira prolongar o prazo para renovação de matrículas do 6.º, 7.º, 8.º, 9.º e 11.º anos. O prazo, que terminava na sexta-feira, foi estendido até dia 5 de julho.

“Os técnicos do Instituto de Gestão Financeira da Educação, que gere o Portal das Matrículas, estão a trabalhar com as duas empresas responsáveis pela plataforma para solucionar os problemas e constrangimentos detetados, com a maior brevidade possível”, lê-se no comunicado divulgado esta quarta-feira.

O Portal das Matrículas está com constrangimentos devido ao “elevado número de acessos” desde sábado, quando abriram as inscrições dos 6.º ao 9.º e 11.º anos.

- Publicidade -

No comunicado, o Executivo explica que, no seguimento dos problemas registados no ano passado, o anterior Governo adjudicou, “apenas em fevereiro de 2024”, o desenvolvimento de uma nova plataforma às empresas OutSystems e Babel. Ambas iniciaram os trabalhos em março, no mesmo período em que decorreu o prazo para matrículas no Pré-Escolar e 1.º ano.

Nessa altura, foram “detetados problemas com a plataforma”, apesar do registo de mais de 150 mil matrículas.

Agora, na renovação de matrículas do 6.º ano 9.º anos e 11.º ano, a plataforma “não tem conseguido dar resposta”. Sendo esperados mais de 100 mil registos, foram feitos apenas 19.920 até às 17:30 desta quarta-feira.

O Governo garante estar a trabalhar com as duas empresas para solucionar os problemas com a maior rapidez possível.

A renovação da matrícula é obrigatória para o 7.º ano, e para os restantes (6.º, 8.º, 9.º e 11.º) só é necessária nos seguintes casos: Mudança de estabelecimento de educação ou de ensino; Alteração do encarregado de educação; Mudança de curso ou de percurso formativo; e a escolha de disciplinas.

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

A Castanha Portuguesa

Teatro ‘Sob a Terra