Domingo,Julho 14, 2024
26.4 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Incineração de droga no Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas

No dia em que se assinala o Dia Internacional Contra Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, a Polícia Judiciária vai proceder à destruição de cerca de sete toneladas de vários tipos de drogas ilícitas apreendidas, nos últimos meses, pelos órgãos de polícia criminal e serviços aduaneiros e de segurança com competências em matéria de fiscalização, prevenção e investigação criminal nesta matéria.

 

De acordo com a legislação em vigor, a droga apreendida é destruída logo após a realização, pelo Laboratório de Polícia Científica, dos competentes exames periciais ordenados pelas autoridades judiciárias, ficando apenas uma amostra depositada em cofre, até que seja proferida decisão definitiva no âmbito do processo à ordem do qual se realizou a apreensão.

 

A destruição faz-se por incineração sob a supervisão de uma comissão constituída por um magistrado do Ministério Público, um funcionário da carreira de investigação criminal da Polícia Judiciária e de um perito do Laboratório de Polícia Científica.

 

- Publicidade -

No que respeita à atividade de combate ao tráfico ilícito de estupefacientes, informa-se que em 2023 foram apreendidas cerca de 22 toneladas de cocaína, 38 toneladas de haxixe e quantidades menores de outros tipos de drogas.

 

A Assembleia Geral da ONU através da Resolução 42/112, de 7 de dezembro de 1987, instituiu que, todos os anos, a 26 de junho, se assinalasse este dia, demonstrando-se, assim, a determinação e o reforço na ação e cooperação, tendo em vista alcançar uma sociedade internacional livre do abuso e tráfico de drogas.

 

Nota: Hoje, dia 26 de junho, pelas 09H30, no Edifício-Sede da Polícia Judiciária, em Lisboa, serão prestados esclarecimentos à comunicação social sobre o processo de destruição de estupefacientes.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor