Domingo,Julho 14, 2024
18.2 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Inditex Investe em Startup de Algodão Laboratorial Sustentável

O grupo têxtil espanhol Inditex anunciou esta terça feira a sua entrada no capital da Galy, uma startup inovadora que desenvolve algodão em laboratório de forma sustentável. Entre os investidores da Galy encontra-se Sam Altman, presidente executivo da OpenAI.

O anúncio foi feito por Óscar García Maceiras, presidente executivo da Inditex, durante a assembleia-geral de acionistas realizada em Arteixo, La Coruña. García Maceiras sublinhou o compromisso da Inditex com a sustentabilidade e a inovação, destacando que a entrada no capital da Galy representa um passo significativo para atingir o objetivo de tornar 100% das suas matérias-primas mais sustentáveis até 2030. Até ao final de 2023, mais de 50% das matérias-primas utilizadas pela Inditex já são provenientes de reciclagem ou de cultivo orgânico ou regenerativo.

A Galy, fundada na primavera de 2019, desenvolve um processo inovador de cultivo laboratorial de algodão a partir de células vegetais. Esta tecnologia permite uma produção mais sustentável, reduzindo significativamente o impacto ambiental comparado com o cultivo tradicional de algodão.

Durante o seu discurso, García Maceiras afirmou: “A transformação sustentável do nosso setor não é possível sem inovação e a inovação não é possível sem colaboração”. Referiu ainda outros acordos de parceria, como o firmado com a empresa finlandesa Infinited Fiber, que fornece fibra têxtil reciclada à Inditex.

A Galy, que superou os desafios impostos pela pandemia de covid-19, estabeleceu o seu primeiro laboratório proprietário e expandiu significativamente, passando de oito para mais de 50 funcionários. A startup foi reconhecida com vários prémios de inovação, incluindo um prémio da Fundação H&M e um prémio na categoria de sustentabilidade do grupo francês de bens de luxo LVMH.

O montante da transação entre Inditex e Galy não foi revelado.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor