Segunda-feira,Abril 22, 2024
8.7 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Lince-ibérico desaparecida vista em Castelo Branco

Fêmea foi localizada e fotografada em atividade noturna, em Alcains, no concelho de Castelo Branco. O seu paradeiro esta era desconhecido desde 2017.

As imagens, agora reveladas, foram capturadas em 25 de março com uma câmara de armadilhagem fotográfica do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), instalada num ponto estratégico, pré-definido em articulação entre Técnicos e Vigilantes da Natureza das Direções Regionais da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo e do Centro, para efetuar o seguimento deste exemplar, que já tinha sido anteriormente avistado e fotografado.

Fêmea foi localizada e fotografada em atividade noturna
DR

Após estudo das imagens, foi confirmado que de trata de Maguilla, uma fêmea de lince-ibérico, nascida no Centro Nacional de Reprodução do Lince-ibérico em Silves, em 2015, que foi libertada em Matachel, na Estremadura, em Espanha, em 2016.

Não se sabia do seu paradeiro desde 2017, por ter perdido o colar de seguimento com radiotransmissor. Maguilla encontra-se sozinha nesta zona pelo menos desde 2019, ano em que foi detetada com registos fotográficos suficientemente detalhados, que permitiram a sua identificação.

Tudo leva a crer que esta fêmea deverá ter estabelecido um território na zona de Alcains, no qual existirá alimento suficiente e habitat adequado.

Sendo uma área pequena, a zona em causa possui uma densidade elevada de coelho-bravo, presa preferencial do lince-ibérico. Apresenta também formações graníticas que podem ser usadas como refúgio ou abrigo.

- Publicidade -

Apesar de os especialistas que no ICNF trabalham há décadas na recuperação do Lince-ibérico em Portugal não acalentarem muitas esperanças que este território em concreto venha, no curto prazo, a ter condições de acolher uma subpopulação viável, a natureza nunca para de nos surpreender e, por vezes, o que parece impossível, acontece!

Fonte: ICNF

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

19.04.2024