Quarta-feira,Outubro 23, 2024
14.4 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Londres Impõe Sanções Severas à Bolsa de Moscovo e à “Frota Fantasma” Russa

O Reino Unido anunciou uma nova vaga de sanções contra a Rússia, atingindo a bolsa de Moscovo e a chamada “frota fantasma” de navios que contornam as restrições ocidentais desde a invasão da Ucrânia. Estas medidas coincidem com a cimeira do G7, iniciada hoje em Itália, e seguem anúncios semelhantes dos Estados Unidos que também visam o centro financeiro de Moscovo.

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, destacou que estas sanções têm como objetivo limitar a capacidade da Rússia de financiar a sua máquina de guerra. Sunak sublinhou a necessidade de cortar as fontes de financiamento do presidente Vladimir Putin para evitar um conflito prolongado.

Entre os alvos das novas sanções britânicas estão quatro navios suspeitos de integrarem a “frota fantasma” de petroleiros, que permitem à Rússia continuar a exportar petróleo, e dois navios acusados de transportar armas para Moscovo. No setor financeiro, as sanções abrangem a Bolsa de Valores de Moscovo, a Bolsa de Valores de São Petersburgo e outras empresas que facilitam transações financeiras.

Além disso, o Reino Unido impôs sanções a empresas do setor do gás natural liquefeito e da produção de munições, maquinaria e componentes eletrónicos destinados ao exército russo.

- Publicidade -

Na quarta-feira, Londres, um dos principais aliados da Ucrânia, já tinha anunciado uma nova ajuda bilateral de 242 milhões de libras (286,5 milhões de euros) para Kiev. Este anúncio foi feito na véspera da cimeira do G7, que reúne as sete democracias mais ricas do mundo – Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido – mais a União Europeia, e que decorre até sábado em Apúlia, no sul de Itália, com a participação do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Os Estados Unidos também anunciaram novas sanções para travar o esforço de guerra da Rússia na Ucrânia e pressionar as instituições financeiras que lidam com a economia russa. A secretária do Tesouro norte-americana, Janet Yellen, destacou que estas medidas visam os canais de abastecimento utilizados pela Rússia para adquirir materiais e equipamentos a nível internacional, incluindo fornecimentos críticos de países terceiros.

As sanções americanas abrangem mais de 300 entidades na Rússia e em países como a China, Turquia e Emirados Árabes Unidos. Como resultado, a Bolsa de Valores de Moscovo suspendeu as transações em euros e dólares.

Simultaneamente, o Departamento do Tesouro norte-americano expandiu a definição do complexo “militar-industrial” russo, permitindo que bancos estrangeiros possam ser sancionados pelo apoio à indústria de defesa russa.

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

A Castanha Portuguesa

Teatro ‘Sob a Terra