O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou esta sexta-feira, que a pandemia da covid-19 chegou ao fim, passados três anos. Em Portugal morreram 26 500 pessoas.
Em conferência de imprensa, Tedros Ghebreyesus declarou ao mundo que a pandemia acabou. Ou seja, a infeção deixa de ser considerada uma emergência global e passa a ser uma doença com um nível baixo de contágio. A vacinação a nível mundial cumpriu a missão de combater o vírus SARS Cov, que em três anos matou cerca de 7 milhões de pessoas no mundo. .
“É, com grande esperança, que declaro o fim da covid-19 como uma emergência de saúde global. No entanto, isto não significa que a covid-19 tenha deixado de ser uma ameaça para a saúde a nível global. Na semana passada, a covid-19 tirou uma vida a cada três minutos e estas são apenas as mortes de que temos conhecimento”, disse Tedros Ghebreyesus.
O líder da OMS acrescentou ainda que, na reunião de quinta-feira, o Comité de Emergência aconselhou que esta classificação, que estava em vigor desde o dia 11 de março de 2020, fosse alterada “para um nível mais baixo de alarme”, acabando com o estatuto de emergência de saúde global.
Os primeiros casos da doença registados em Portugal foram diagnosticados a 2 de março de 2020. Durante os três anos de pandemia morreram no país 26 500 pessoas.