Sábado,Julho 20, 2024
30.6 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Oposição faz aprovar transportes públicos grátis para universitários

Idanha-a-Nova

O NovPT-MovimentoParaTodos, a segunda força política em Idanha -a-Nova, conseguiu aprovar em Assembleia Municipal, a moção de recomendação ao executivo camarário do PS, que assegure a gratuitidade dos transportes públicos para os estudantes a frequentar o ensino superior na Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova.

transporteS idanha a nova
Foto DR

A proposta apresentada pelo presidente do grupo parlamentar municipal do MovPT, José Pedro Sousa, visa cumprir três objetivos numa só medida.

“Apoiar os estudantes e as famílias em despesas essenciais; Incentivar o uso do transporte colectivo e público; Tornar a Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova sustentável, permitir o seu crescimento e contribuir para a sua permanência no concelho”.

José Pedro Sousa argumenta que “tendo em consideração que o elevado custo das deslocações, por via da inflação e do preço dos combustíveis, impedem muitos estudantes de frequentar a Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova e levam outros a desistir de equacionar vir estudar para o concelho”.

O político do MovPT alega ainda que “tendo em consideração as dificuldades financeiras originadas pela crise económica internacional, torna-se necessário um esforço adicional por parte do Estado e da Administração Local no sentido de apoiar as famílias portuguesas, reforçando os apoios sociais aos estudantes do Ensino Superior, de modo a proporcionar a todos os estudantes as melhores condições”.

- Publicidade -

Argumentos que conseguiram apoio da maioria dos deputados municipais.

A câmara de Idanha-a-Nova, que já assegura a gratuitidade dos transportes públicos aos alunos até ao 12º ano, terá agora que alargar a medida aos estudantes universitários do concelho.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor