Domingo,Julho 14, 2024
13.6 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Portugal Lança Rede Pioneira de Observatórios de Sustentabilidade Turística

O Turismo de Portugal (TP) anunciou a criação de uma Rede de Observatórios Regionais de Sustentabilidade, com o objetivo de monitorizar a sustentabilidade no setor turístico a nível nacional. Esta iniciativa posiciona Portugal como o primeiro país a ter observatórios de sustentabilidade em todas as regiões turísticas, reforçando o seu compromisso em ser um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo

A Rede de Observatórios Regionais de Sustentabilidade foi concebida para promover a colaboração entre destinos na monitorização da sustentabilidade, apoiar o desenvolvimento de boas práticas de gestão a nível regional e local, e dinamizar ações de cocriação e divulgação de iniciativas. Segundo o TP, esta rede permitirá obter um conhecimento aprofundado dos impactos da atividade turística no território, contribuindo para uma maior eficiência no planeamento e gestão dos destinos.

O Turismo de Portugal recorda que este trabalho começou em janeiro de 2018, quando o Observatório do Turismo Sustentável do Alentejo (ASTO) foi reconhecido dentro da rede internacional da Organização Mundial do Turismo (OMT) – INSTO. Em janeiro de 2020, foram reconhecidos mais dois observatórios pela OMT: o Observatório de Turismo dos Açores e o Observatório Regional para o Turismo Sustentável do Algarve (AlgSTO). Mais recentemente, juntou-se o Observatório do Centro, aumentando para quatro o número de estruturas nacionais a integrar a INSTO.

Até ao final do ano, o Turismo de Portugal planeia submeter à OMT os pedidos de adesão dos novos observatórios criados nas regiões Norte, Lisboa e Madeira. A rede INSTO é uma plataforma global que monitoriza os impactos económicos, ambientais e sociais do turismo a nível dos destinos, proporcionando dados essenciais para uma gestão sustentável do setor.

Esta iniciativa sublinha a importância da sustentabilidade na estratégia de desenvolvimento turístico de Portugal, refletindo o compromisso do país com práticas responsáveis e inovadoras na promoção do turismo.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor