Domingo,Julho 14, 2024
13.6 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Projeto MediHive vence Concurso Promove da Fundação “La Caixa”

O projeto MediHive, ligado à área da saúde e em desenvolvimento por estudantes da Universidade da Beira Interior (UBI), é um dos vencedores do Concurso Promove, da Fundação “La Caixa”, deste ano

A ideia em incubação na UBImedical triunfou na rubrica “ideias com potencial para se tornarem projetos-pilotos inovadores” e terá agora à disposição o valor de 5.000 euros, atribuído no âmbito da iniciativa da “La Caixa, realizada em parceria com a FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Desenvolvido por Alexandre Machado, Inês Serrenho e Susana Ferreira, o projeto MediHive foca-se no desenvolvimento na criação de um sistema reutilizável 3D de microcanais à base de cera de abelha, para autoadministração de fármacos com libertação prolongada e controlada. Este sistema apresenta uma adaptação para um sistema de microagulhas para fármacos líquidos, que facilita a entrega de medicamentos, reduzindo a dor, e ultrapassando a falta de adesão terapêutica.

O projeto já tinha sido reconhecido este ano no “Health Cup”, concurso de capital semente da UBImedical, que facilitou o início do processo de incubação e entrada no programa de aceleração da incubadora da UBI, além de um prémio monetário.

A conquista no âmbito do Promove reconhece a esta ideia nascida no seio da UBI a mais-valia de desenvolvimento da região onde se localiza a academia. O programa da Função “la Caixa” visa precisamente “apoiar iniciativas inovadoras em domínios estratégicos para o desenvolvimento das regiões do Interior com dinâmicas fronteiriças e que sejam replicáveis para outras regiões com características semelhantes”. 

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor