Domingo,Julho 14, 2024
13.6 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Projeto UBImpulso com resultados promissores

No que diz respeito à formação destinada à população adulta, a UBI já diplomou, desde finais de 2022, cerca de 1000 estudantes, considerando para este cálculo mais de 60 cursos não conferentes de grau finalizados até ao momento, formações que visam a atualização de competências e a reconversão de competências de âmbito superior por parte deste segmento da população.

Neste momento, encontram-se a decorrer mais de uma dezena de cursos não conferentes de grau, abrangendo mais de 1500 pessoas. Para apoiar estes estudantes, a UBI já entregou mais de 200 bolsas que visam incentivar o ingresso nas formações não conferentes de grau e apoiar a conclusão das mesmas, num investimento que já é superior a 22 mil euros e que irá continuar a aumentar nos próximos meses.

A execução física do programa UBImpulso Adultos vai, assim, num excelente caminho: a dois anos do final do projeto, a UBI já está muito perto de conseguir atingir as metas contratualizadas, continuando, no entanto, empenhada em manter a sua oferta formativa de qualidade nos vários domínios de atuação. O sucesso destas iniciativas tem contado com o empenho dos docentes da UBI e o apoio de mais de cinco dezenas de parceiros que vão desde entidades públicas, associações e o tecido empresarial, e que culminou na criação e no desenvolvimento de 4 alianças: a Aliança para a Transição Digital e Inovação, a Aliança Green Deal, a Aliança para o Terceiro Setor e Sociedade e a Aliança para a Saúde e Bem-Estar.

Relativamente aos investimentos, e considerando as centenas de aquisições realizadas até ao momento, o destaque vai para a criação de novas salas de computação, o reforço da rede sem fios no campus da universidade e a instalação de sistemas de videoconferência, estando para breve o arranque das obras destinadas à construção do novo Centro Interativo de Ciência (CIC-UBI), cuja adjudicação ocorreu no passado mês de maio.

Os equipamentos adquiridos através do programa UBImpulso já beneficiam aproximadamente 9000 estudantes da UBI, a que se juntam centenas de estudantes das escolas secundárias parceiras, beneficiados, não só, pela cedência de 10 quadros interativos, como pela participação nas inúmeras atividades organizadas e apoiadas pelo programa UBImpulso Jovens STEAM. Neste domínio, destacam-se a Academia Júnior STEAM, a Universidade de Inverno STEAM e a Universidade de Verão STEAM, assim como o High-School Elevator Program / Ano Zero e os diversos clubes temáticos criados em parceria com as escolas da região. Como forma de premiar os estudantes das escolas parceiras com avaliações de sucesso incremental, a UBI atribuiu as bolsas UBI Young Bright Star, tendo disponibilizado um total de 45 bolsas destinadas a estudantes do ensino secundário.

Para responder às exigências emergentes do mercado de trabalho foram retomados alguns cursos de licenciatura nas áreas STEAM, sendo que um conjunto dos cursos que se encontravam em funcionamento foram alvo de reformas, numa tentativa de se ajustarem às solicitações do mercado de trabalho, considerando a interação existente com a indústria e empregadores. A UBI tem ainda apostado na criação de novos cursos de licenciatura nas áreas em apreço, e irá oferecer, no próximo letivo, o curso de licenciatura em Computação Criativa e Realidade Virtual.

- Publicidade -

Para apoiar os estudantes dos cursos integrados no programa UBImpulso Jovens STEAM, a UBI disponibiliza diferentes tipologias de bolsas. Neste campo, o destaque vai para a Bolsa de Incentivo UBI STEAM que, no próximo ano letivo, pretende premiar, com o valor da propina anual, 165 alunos que ingressem num dos 24 cursos de licenciatura/ mestrado integrado das áreas STEAM, em virtude de candidatura à UBI em 1ª opção no Concurso Nacional de Acesso. Estas bolsas podem ser acumuladas com outros tipos de apoios, sendo um excelente incentivo para todos os estudantes que pretendam ter acesso a ensino de qualidade nas áreas das ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

O bem-estar psicológico dos estudantes é outra das prioridades da UBI que, através do programa Drop Out Mitigation, reforçou a sua equipa de psicologia com a contratação de um profissional dedicado que tem trabalhado, em exclusivo, no sentido de disponibilizar apoio psicológico aos estudantes da instituição, identificando situações de crise e promovendo a realização de terapia de grupo, a criação de iniciativas que promovam a inclusão de estudantes com necessidades educativas especiais, a prestação de apoio psicopedagógico a estudantes com dificuldades de estudo ou de aprendizagem, a orientação profissional e a criação de oficinas de promoção de saúde física e bem-estar psicológico. Até ao momento, já foram realizadas perto de 500 consultas desde que a nova profissional entrou em funções.

A execução física do programa UBImpulso Jovens STEAM tem sido, à semelhança do programa UBImpulso Adultos, muito bem-sucedida, tendo-se verificado um enorme acréscimo do número de diplomados em cursos de 1º ciclo nas áreas STEAM desde o arranque do projeto.

O programa UBImpulso, Green and Sustainable Growth in a Digital World é financiado através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ao abrigo do mecanismo NextGenerationEU da União Europeia. Em termos financeiros, a UBI já investiu, nestes dois anos e meio, quase 40% do valor total contratualizado no que diz respeito ao programa UBImpulso Adultos e um valor muito próximo dos 50% no programa UBImpulso Jovens STEAM, num orçamento global superior a 4,9 milhões de euros e que deverá ser executado até ao final do ano de 2025.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor