Domingo,Julho 14, 2024
26.4 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Quatro dias de música no centro histórico de Coimbra

Cinco bandas, três filarmónicas e o Ensemble Baixa o Som Kids vão animar o centro histórico de Coimbra ao longo de quatro dias, a partir de segunda-feira (1 de julho), desafiando os transeuntes para uma “caminhada musical de descoberta”.

“Este projeto deveria ter acontecido pela Páscoa, mas devido ao mau tempo foi adiado para esta altura. Esta é a segunda edição do evento, que pretendemos que volte a acontecer na Páscoa do próximo ano”, destacou a presidente da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, Assunção Ataíde.

O Festival de Música de Rua – Baixa o Som’24 vai decorrer no Centro Histórico de Coimbra, até dia 04 de julho, numa organização conjunta do Município de Coimbra e da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC).

O II Festival Baixa o som pretende “continuar a desafiar os transeuntes a calcorrear os diversos espaços emblemáticos da cidade de Coimbra, firmando o que se designa por caminhada musical de descoberta”.

“Este passeio far-se-á ao som de música ao vivo, interpretada por várias bandas de música de rua nacionais que, num exercício de partilha com o público, construirão a banda sonora do percurso urbano”, sublinhou a organização do evento.

De acordo com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, a cidade voltará a ser palco de uma edição musical urbana, onde a música será a guia na descoberta da arquitetura, monumentos, espaços comerciais e gastronomia.

- Publicidade -

“Esta edição procura ampliar o seu raio de ação, dando lugar às embaixadoras da música de rua no nosso país, as bandas filarmónicas, contando por isso com a presença das três associações do concelho”, referiu.

Haverá ainda espaço para uma apresentação exclusiva em formato de concerto, de um ‘ensemble’ de jovens músicos da região, que “brindará o grande público com o resultado de uma oficina de prática e aperfeiçoamento deste idioma musical, trazendo até ao ‘Baixa o Som’ um lado pedagógico e formativo, fundamental para o envolvimento de jovens músicos com esta forma de expressão artística”.

Esta banda de jovens músicos é composta por instrumentistas de sopro e percussão, oriundos de várias escolas artísticas e bandas filarmónicas da região Centro, com idades compreendidas entre os 10 e os 20 anos.

Para segunda-feira está agendado o ensaio aberto Ensemble Baixa O Som Kids com atuação na Praça do Comércio.

No dia seguinte terá lugar o concerto de abertura, o desfile da Banda da Associação Recreativa Musical de Ceira e o concerto noturno com Ensemble Baixa O Som Kids, Folhas de Pêssego e Funk You Brass Band, na Praça 8 de Maio.

Para o dia 03 de julho, a música andará por várias ruas do centro histórico de Coimbra, com concerto dos Dixie Gringos – Jazz Band, Grupo Desmói Brass Band e Supertronik Bootleg, na Praça 8 de Maio.

No último dia há música nas ruas do centro histórico, com desfile de encerramento entre o Largo da Portagem e a Praça 8 de Maio, ao final da tarde.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor